SILVIO TEIXEIRA

Conhecendo o óculos Quest 2

Você está decidido a conhecer melhor este tal de metaverso e quer começar a tomar ações práticas? Então está na hora de adquirir seu primeiro óculos de realidade virtual, e hoje é dia de dar todas as informações para que você possa fazer uma aquisição correta e entender o que mais vai precisar para uma experiência completa. Prepare-se para a imersão!

Semana passada, na matéria Um óculos de realidade virtual para chamar de seu nós falamos sobre alguns dos modelos de óculos que te permite entrar no universo virtual do metaverso e passamos rapidamente pelo modelo Quest2 da Meta. Hoje vamos entrar em detalhes sobre este modelo, que é o preferido devido às vantagens que enumeramos no texto anterior. 

O Quest2 pode ser adquirido no Brasil com um preço não tão diferente do que é encontrado em outros países, a despeito dos impostos naturalmente. Diversas megastores, como Amazon e Magazine Luiza, disponibilizam o modelo de 128MB por cerca de R$ 2400,00 enquanto que fora do Brasil encontra-se em torno de R$ 1800,00. Considerando tempo de entrega e eventuais necessidade de troca no caso de algum problema, a opção de adquirir no Brasil acaba sendo bem recebida pelos consumidores.

O primeiro ponto de cuidado diz respeito à quantidade de memória, já que este equipamento é encontrado nas versões 64, 128 e 256MB. Claro que quanto mais memória melhor, no entanto a esmagadora maioria dos jogos e aplicativos têm tamanhos bem menores do que os 128MB, nossa indicação para compra. Atualmente não vale a pena pagar um valor mais alto pelo modelo de 256MB sendo que a remoção e reinstalação de alguns aplicativos não leva mais do que alguns segundos. Além disso, com 128MB é possível manter instalado no óculos cerca de 30 aplicativos diferentes, claro que este número vai variar de acordo com o aplicativo que você instalar, mas de modo geral é algo em torno disto. Se estiver com dificuldade financeira e quiser reduzir mais o custo, o modelo de 64MB pode ser uma opção, no entanto há alguns jogos atuais que tem mais do que este tamanho, então se seu objetivo é jogar, o modelo de 64 pode te dar algum problema.

Um dos primeiros upgrades que você poderá desejar diz respeito ao head strap, sistema que mantém o óculos firme em sua cabeça. O modelo original não é muito confortável e um tanto incômodo se você tiver de usar em pessoas diferentes, pois seu ajuste é feito através de correias elásticas que precisam ser ajustadas de uma maneira não muito prática como os modelos que estão disponíveis no mercado para serem colocados no lugar do original, e que permite um conforto muito maior, além de sistema de ajuste com dois cliques, permitindo um ajuste muito melhor e mais rápido. Não é indispensável no começo, mas para quem realmente vai utilizar o equipamento por períodos de tempos maiores, é uma opção muito bem-vinda. Alguns outros modelos de óculos VR já vem com head straps melhores, é uma questão de analisar se os valores compensam ou se prefere deixar isto para um segundo momento, já que o modelo original serve muito bem aos seus propósitos básicos.

Outro ponto que você descobre com o uso é que a bateria original que está dentro do Quest2 tem uma duração de cerca de 50 minutos no modo stand alone (desconectado do computador). Caso deseje usar por um tempo mais longo precisará de uma bateria adicional. O lado bom é que praticamente qualquer tipo de power bank, utilizadas em celulares, podem ser utilizadas para estender o tempo de uso, no entanto precisará também de um cabo para conectar esta bateria até o conector que fica na lateral do óculos. Existem alguns modelos que se encaixam em alguns head straps, então pode ser que ao escolher um head strap, uma boa opção seja aquele que tem um espaço para bateria extra. Não é algo indispensável no começo, pois 50 minutos é um tempo mais que suficiente para realizar a maior parte das funções, mas se você seguir adiante, uma boa bateria extra será um bom adicional.

Para alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, pode ser importante adquirir  um micro ventilador, que é encaixado na parte superior do óculos. Isto porque dependendo da diferença de temperatura entre o exterior e interior a lente acaba embaçando assim como acontece com quem usa óculos de natação, de motocicleta entre outras. Para evitar que as lentes embacem, um ambiente arejado de forma natural ou forçada (ventilador) é uma boa solução. Alguns modelos diferentes de óculos já vem com este sistema de ventilação embutido, mas o Quest optou por ter sua versão sem este acessório para garantir um preço mais em conta. A ventilação é bastante silenciosa e não causa qualquer desconforto, evitando o eventual embaçamento das lentes sem maiores problemas.


Eu uso óculos!


Um detalhe bastante importante é a simulação visual é tão perfeita que os mesmos problemas de visão que você tem normalmente estarão replicados na versão virtual, desta forma se você usa óculos de grau normalmente, também precisará usá-lo, ou as imagens ficarão tão borradas quanto normalmente ficam se você está sem este acessório do dia a dia. É possível usar seu óculos de grau e colocar o Quest por cima sem maiores problemas, pois ele vem com uma peça chamada afastador que deixará a distância um pouco maior, entre o quest e seus olhos, permitindo o uso de óculos de grau, desde que estes não sejam modelos muito grandes. É verdade que a questão conforto fica um pouco comprometida, e neste caso você tem uma opção de trocar as lentes do seu quest para lentes com o seu grau pois há algumas empresas aqui no Brasil que são especializadas neste sistema, você envia a sua receita do oftalmo e as lentes são confeccionadas no seu grau. Claro que neste caso ninguém mais, a não ser você, poderá usar o seu quest, salvo você fique trocando as lentes, já que manterá as originais, e a troca não é uma operação tão complexa assim, apenas um tantinho chata de fazer frequentemente.

Um detalhe que comentei em uma matéria anterior, mas que é muito importante cuidar e que por conta disso cabe a aquisição de mais um item é que as lentes não podem pegar sol direto. Então se você deixar seu Quest em um local onde o sol vai acabar pegando diretamente na lente, bem, isto pode significar algumas marcas e manchas que não vão sair, exigindo a compra de lentes novas. Para evitar este tipo de problema um case (bolsa protetora) é muito bem-vinda e há diversos modelos com tamanhos exatos para o quest e seus acessórios. Para finalizar, mas não menos importante, a aquisição de um cabo Link USB3.0 de 5 metros é aconselhável para poder usar o óculos conectado ao computador quando desejar. pois desta forma poderá usufruir do processamento de seu computador em adição ao oferecido pelo óculos, além de permitir um carregamento constante da bateria.

Agora você já está devidamente esclarecido sobre o que há disponível no mercado e pode analisar o que faz sentido para você caso vá adquirir um modelo de óculos RV. Os acessórios indicados são destinados ao modelos Quest2, mas vale as mesmas observações para qualquer outro modelo, verifique se estes acessórios já acompanham, e se não for o caso, veja se há estes acessórios para o modelo escolhido, ok?

Edição posterior: No dia de hoje (26/07) ao final de ter escrito esta matéria, a empresa “Meta” lançou um aviso informando que devido a procura do Quest2 e para regular o mercado está reajustando o preço do modelo 128MB para 399 dólares o que pode alterar os valores que citei no texto.


LEIA TAMBÉM

Tudo sobre Metaverso: Primeiros Passos

O que é o Metaverso

Por que o Metaverso vai funcionar?


Na próxima matéria

Moedas digitais: conheça as principais moedas que estão sendo utilizadas dentro do metaverso e saiba se vale a pena adquirir ou aguardar. Qual o risco envolvido. O Bitcoin ainda é a moeda mais utilizada? Ethereum é uma moeda? 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade