ARTE

Cufa promove ‘Grafite-oficina de arte’ na Escola Municipal Antônio Aires de Almeida, em Gravataí

Com o objetivo de desenvolver a criatividade dos alunos no ambiente escolar, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Central Única das Favelas (Cufa), promoveu o projeto “Grafite – oficina de arte” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida. A ação ocorreu nos dois turnos da escola com aulas teóricas e práticas, ministradas pela grafiteira Dâmaris Felzke.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o mundo do grafite e ficaram encantados pela arte. Durante as aulas teóricas, Dâmaris falou sobre diferentes tipos de artes como tag, agenda urbana, stickers e lambe-lambe. Também explicou sobre os símbolos e assinaturas usadas pelos colegas de profissão.

Além de ter sido um dia repleto de aprendizados, as crianças também ficaram curiosas sobre a profissão e fizeram diversas perguntas. Dâmaris deu dicas e citou diferentes grafiteiros atuais como os gêmeos Kobra, Crânio, Pamela Castro, Goma, Mundano e Paulo Ito. Após as aulas teóricas, os alunos colocaram a “mão na massa” e se divertiram pintando e desenhando em um papel pardo colocado no pátio da escola. 

Segundo a grafiteira Dâmaris, as aulas de arte e grafite são essenciais para o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar.

– A minha ideia dando aulas para as crianças é que elas possam aprender o que eu gostaria de ter aprendido quando eu tinha a idade delas. É uma forma de aproximar os jovens de uma realidade que muitas vezes eles não têm acesso, é uma oportunidade para que eles também se expressem e se descubram – concluiu Dâmaris.


Sobre a Cufa


A Cufa (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.

A Central promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais.

Além disso, produz, distribui e veicula a cultura hip-hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a morte da pessoa pública

Diego Saldanha, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Elites, Instituições e Agentes do Sistema de Justiça (LELIA-UFRGS), mestrando em Ciência Política e servidor da Câmara de Gravataí, colabora com o Seguinte: 

Leia mais »

Em Gaza, a paz que não existe

Israel viola o cessar-fogo, promove ataques e bloqueia parte da ajuda humanitária no território. Enquanto isso, EUA celebram “trégua” – que virou ferramenta de propaganda para garantir a impunidade de

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade