O compromisso dos agentes da segurança pública é assegurar o bem-estar da população, mas algumas situações vão muito além das responsabilidades da farda – envolvem empatia e amor, sentimentos tão necessários nos dias de hoje. Um destes momentos, e que acabam inesquecíveis no exercício da missão de servir e proteger, ocorreu em Gravataí, no sábado, 12. A Guarda Municipal de Gravataí foi acionada para socorrer um bebê engasgado no loteamento Breno Garcia.
Neste dia, a criança – uma menina de com 7 meses de idade – estava com avó, Laís, e com a bisavó, Marlete, enquanto a mãe trabalhava. Ao perceber o problema, a avó buscou socorro ligando para o 153. Uma viatura da Guarda Municipal, que fazia ronda pelo bairro, foi acionada e prontamente se deslocou até a Rua Boa Vista, onde a família reside.
Na casa, imediatamente os agentes públicos iniciaram o procedimento de emergência para desobstruir as vias aéreas da bebê.
– Foi surpreendente o bom acolhimento, o carinho e a educação, o atendimento prestado, como um todo. Estão de parabéns, seres humanos extraordinários – declarou a avó Laís.
Os agentes da GM Renan e Luciano De Bone foram os responsáveis por executar a manobra de primeiros socorros, chamada de Heimlich, na pequena Helena. A técnica é usada para induzir uma tosse artificial, um movimento que expulsa qualquer corpo estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias da vítima.
Após a respiração restabelecida, os agentes encaminharam o caso ao SAMU, para cuidados médicos. A menina foi atendida e liberada, pois passava bem.
O guarda municipal De Bone destaca que todos os agentes da GM passam por qualificação para agir em casos assim, mas que, nesta situação, o que mais contou foi a calma dele e do colega.
– Foi importante a calma para fazer com que a criança voltasse a respirar e ficasse bem com a sua avó. Não depende apenas da qualificação, mas também da tranquilidade em operar e contar com uma equipe unida na ação – revela.
Os agentes da Guarda Municipal de Gravataí, órgão da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública da Prefeitura de Gravataí, recebem capacitação constante para agir em diferentes situações, incluindo o atendimento de casos de emergência envolvendo saúde.