O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, entrega nesta quarta-feira (13), às 19h, mais uma etapa do projeto Novo Centro. Trata-se da revitalização da praça Engenheiro Leonel de Moura Brizola, conhecida como Praça do Quiosque, em frente ao Hospital Dom João Becker.
O espaço ganhou novo pavimento, paisagismo, rede de esgoto e iluminação mais moderna e eficiente. O Quiosque da Cultura, área para apresentações e exposições artísticas instalado no local, também foi repaginado. Na mesma solenidade, o prefeito assinará ordem de início da revitalização asfáltica de todas as ruas que compõem o Quadrilátero Central (Anápio Gomes, José Loureiro da Silva, Doutor Luiz e Coronel Sarmento).
A obra na praça, que inclui acessibilidade, foi executada entre junho e dezembro pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. O investimento foi de R$ 500 mil.
A revitalização ajuda a melhorar a circulação viária no chamado Quadrilátero Central, principalmente pelas novas calçadas, que trazem maior segurança e mobilidade para os pedestres.
O Quiosque da Cultura também voltará a ser usado pela comunidade. Na solenidade, inclusive, será instalada uma placa em homenagem ao arquiteto equatoriano Gustavo Arrata, que fez o projeto arquitetônico em 1973.
Mais do ‘Novo Centro’
A iniciativa está inserida no projeto Novo Centro, que tem o objetivo de modernizar os espaços públicos, estimular o comércio, oferecer novas opções de lazer e melhorar a mobilidade urbana. Entre as ações estão a construção do Mercado Público, ainda em obras.
A estrutura terá espaço para 24 lojas, entre açougues, peixaria, administração, espaço cultural com palco para apresentações voltado para o estacionamento com 144 vagas. No segundo piso haverá uma área para feiras e eventos, copas e terraço.
Outra iniciativa que está em andamento no Centro é a implementação da Rua Coberta, entre as praças da Bíblia e Dom Feliciano, que serão totalmente revitalizadas. A Rua Coberta terá espaço para cerca de 30 empreendimentos gastronômicos e comerciais, além de um palco multiuso e área para lazer.
– Gravataí é uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul para investir e trabalhar. Estamos investindo também na qualificação dos espaços públicos em vários bairros, implementando o projeto do Novo Centro e criando novas opções de lazer e entretenimento para que seja, ainda mais, um ótimo lugar para se viver, com as marcas da qualidade de vida e da segurança – destaca Zaffa.
Uma resposta
Espero que a revitalização asfáltica do quadrilátero central, não aconteça o que foi feito na revitalização da Avenida Dorival que foi deixada as tampas de Telefonia e Corsan em desnível.