RAFAEL MARTINELLI

Décio Becker acerta com prefeito Zaffa; A bomba no colo da vereadora Márcia Becker na III Guerra Política de Gravataí

Printe & Arquive na Nuvem.

Vice-prefeito de Sérgio Stasinski entre 2005 e 2008, o empresário Décio Becker – que fez história em Gravataí com a metalúrgica Carlos Becker e o Cerâmica Atlético Clube – vai participar da coordenação política pela reeleição do prefeito Luiz Zaffalon (PSDB).

Acredito inconteste que este artigo cairá como uma bomba na III Guerra Política de Gravataí: Zaffa x Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon x Stasinski.

Acontece que Décio é pai da vereadora Márcia Becker, que pelo menos formalmente, por ser filiada ao MDB, ainda pertence ao que chamo de ‘Situação B’ – aqueles vereadores que continuam com cargos no governo, mas apoiam a candidatura de Marco Alba (MDB) à Prefeitura em 2024.

Escrevo formalmente porque, em votações polêmicas na Câmara, Márcia já tem feito parte da ‘Situação A’, a nova base de Zaffa, os 12 votos a 8 a favor do governo.

O exemplo mais recente foi a reprovação das emendas feitas ao Código Tributário pelo presidente do legislativo Alison Silva (MDB), um dos políticos mais próximo a Alba; leia em Com garantia do governo Zaffa de não aumentar impostos, vereadores aprovam novo Código Tributário de Gravataí; “Não tem Cavalo de Tróia”.

Nesta terça-feira, na votação da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que garante o ‘piso em cascata’ para o magistério, aposto a confirmação restará no voto contrário da vereadora; leia em Em parceria com sindicato dos professores, vereador apresenta emenda para garantir piso do magistério na lei orçamentária de Gravataí para 2024; Os prós e os contra nos outdoors da política.

Márcia Becker evita falar de seu futuro – ou presente – político.

A ‘vereadora da causa animal’ tem nos bichos a prioridade – quase exclusividade – do mandato. Não lembro um episódio sequer em que tenha recuado frente a pressões políticas.

Pelo contrário: já provocou constrangimentos entre colegas nos governos Alba e Zaffa por suas posições intransigentes na defesa do bem-estar animal.

Exemplos são a associação à ação judicial contra a realização de um ‘Rodeio de Barretos’ em Gravataí e a fiscalização diária para mitigar maus-tratos aos animais no tradicional e poderoso Rodeio do Mercosul; leia em Por que foi arquivado projeto do vereador Bombeiro que torna rodeios patrimônio de Gravataí; O corcoveio na gineteada da oposição para o governoAção judicial pede proibição de animais em rodeio de Gravataí; Os cowboys e a porteira abertaA verdade sobre o cancelamento do rodeio em GravataíAdvogado do Rodeio denuncia ’sumiço’ de guias que liberariam uso de touros em Gravataí; Virou caso de polícia e ONG repudia denúncias de advogado do rodeio de Gravataí; ’O fracasso foi de público’.

Também não deixou de comprar briga com vereadores governistas; leia em Presidente da Câmara de Gravataí é envolvido em suposto abandono de animais; Ajuda a esclarecer, Roger Correa! e Vereadora da causa animal, Márcia Becker registra B.O. acusando Fernando Deadpool por ter atropelado cão e não prestado socorro em Gravataí; O sangue moral na Brasília amarela.

Fato é que Márcia dedica seu mandato à causa animal. Assim, salvo melhor juízo, é caríssimo a ela a influência na Unidade de Saúde Animal e a participação nas definições das políticas para os animais pelo governo Zaffa.

Assim como é sedutor o plano do prefeito de transformar o ex-canil municipal em um hospital veterinário.

Ao fim, inegável é que a aproximação de Décio com Zaffa é mais uma evidência de que Márcia tende a sair do MDB de Marco Alba e apoiar a reeleição de Zaffa – no meio político a aposta é uma filiação ao PSDB, partido do prefeito.

Acerta? Erra?

Sem torcida ou secação: minha amiga e companheira de ativismo na causa animal, pelo voto cativo e o inconteste trabalho pelos bichos, demanda uma análise diferente em relação a outros políticos. Reputo mais precisam dela, do que ela precisa deles.

Saiba ou não Márcia Becker.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A beleza de escutar

Acho que já tinha esquecido de alguns sons. Não lembrava do barulho do saco plástico quando tiro o pão, do barulhinho das teclas do teclado do computador, até do ruído

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade