O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5, foi comemorado antecipadamente pela Prefeitura de Gravataí. Em atividade dentro da terceira edição do Rua Aberta, neste domingo, 4, as secretarias municipais do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) e de Serviços Urbanos (SMSU) trocaram garrafas pet por mudas de árvores. A ação mobilizou centenas de gravataienses que deixaram os seus recicláveis e, em troca, puderam levar para casa mudas nativas e frutíferas. Ao todo, 500 mudas foram entregues à população.
A iniciativa também contou com o apoio da secretaria municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) que trouxe a tecnologia para dentro da atividade. Dessa vez, a identificação das mudas pode ser feita de forma inovadora, por meio de um QR Code que identificava, uma a uma, as mudas de Ipê roxo, Ipê amarelo, cereja nativa, pitanga e Araçá.
De acordo com a Sema, outras atividades estão previstas para o mês de alusão ao Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a população sobre o tema.
– É preciso ter olhar atento para essa temática. O número de garrafas pet que tiramos das ruas e do lixo foi muito significativo e importante, mas, além disso, ficamos felizes por perceber o despertar da comunidade – disse o secretário da Sema, Diogo Castilhos.
Também estiveram participando da ação, a Cooperativa de Catadores do município, Cootracar com uma “grande garrafa” na qual todas as garrafas foram colocadas dentro. Equipamento este que será disponibilizado às escolas para atividades de educação ambiental.