O que era para ser apenas um favor para a diretora de uma escola do bairro Granja Esperança, em Cachoeirinha, acabou se transformando em uma atividade rotineira para o eletricista autônomo Felipe Hilário Meireles, de 50 anos. A professora pediu a doação de uma casinha para um cão adotado, e ele prontamente atendendo à necessidade.
Depois disso, surgiram outros pedidos, e ele mesmo passou a ver com os olhos da solidariedade os cães abandonados. E Felipe começou a construir mais casinhas que entrega para quem adota estes animais ditos “errantes”. Até o começo desta semana, já foram 70 casinhas entregues para servir de abrigo.
Natural de Porto Alegre e morador na própria Granja desde 1987, ele é casado com a dona de casa Kézia Meireles, de 32 anos, uma pernambucana engajada no projeto social tocado pelo marido. O casal tem dois filhos, de dois e quatro anos. O mais velho já está sendo incentivado a participar da boa ação.
— De vez em quando ele pega um pincel e ajuda a pintar — conta Felipe, sobre o filho mais velho.
Para a região
As casinhas para cachorros começaram a ser construídas em setembro do ano passado para um cão comunitário do CAIC Neusa Goulart, a pedido da diretora. O trabalho, a doação, foi divulgada na rede social Facebook e, daí, surgiram novos pedidos.
— Agora eu faço as casinhas principalmente para associações que cuidam dos animais, protetores… Já entreguei destas casinhas também em Gravataí, Alvorada e até para São Leopoldo — conta, com orgulho.
Quando o Seguinte: esteve no endereço de Felipe ele estava com a casinha numero 69 pronta para ser entregue. Nesta semana, ele mandou foto para a redação dizendo que a número 70 já tinha sido construída e já tinha até dono.
Doações
Felipe dedica boa parte do seu tempo para fazer as casinhas. Mas, além da construção propriamente, ele tem que buscar o material que recebe como doação. Vale tudo. Até laterais de móveis que não vão ser mais usados, tábuas, telhas, tinta, pincéis, pregos, serra… As doações, preferencialmente, que sejam levadas até a casa dele. Ele não tem carro para buscar.
E Felipe ainda se dá ao luxo de produzir as casinhas nos tamanhos Pequeno, Grande e Extra Grande.
— É que tem cachorro de todo tamanho, daí já aproveito o que chega aqui de material — explica.
ONDE DOAR
Pessoas interessadas em fazer a doação de material para confecção das casinhas para cachorros, podem entregar pessoalmente para o eletricista Felipe Meireles, no endereço:
: Rua Darci José Pacheco, 12, bairro Granja Esperança, Cachoeirinha
Ou telefonar/enviar mensagem via aplicativo WhatsApp para o número:
: 51 982649549
No Facebook:
: Conheça o trabalho de Felipe clicando aqui.
Confira a entrevista de Felipe para o Seguinte:, abaixo.