O prefeito Marco Alba e o secretário da Saúde Jean Torman levaram a reportagem do Seguinte: para uma visita guiada pelo novo ‘hospital de campanha’ preparado para tratar COVID-19 em Gravataí.
A estrutura climatizada e dentro dos padrões sanitários e epidemiológicos exigidos pelo Ministério da Saúde ocupa uma área de 400 metros quadrados na Dr. Luiz Bastos do Prado, nos fundos do Dom João Becker.
A previsão de abertura é de 10 dias. A Prefeitura aguarda 20 respiradores anunciados pelo governo federal para equipar as UTIs.
No hospital de campanha serão 10 leitos para tratamento intensivo, mais centro de triagem, recepção, quatro consultórios e área de circulação contígua com o Hospital do João Becker para coleta laboratorial e exames de imagem.
Na primeira semana de maio 50 profissionais de medicina, enfermagem e retaguarda serão contratados. O investimento estimado é de R$ 10 milhões para um funcionamento de seis meses.
O prefeito anunciou também a abertura de mais 10 leitos de UTI no Becker que, para funcionar, dependem também dos respiradores que o Ministério da Saúde deve enviar nos próximos dias.
– Hoje temos 12 leitos e, com as novas estruturas, ficaremos com 30 leitos. É um legado para a saúde de Gravataí – disse o prefeito.
O secretário da Saúde também informou que o PAM 24H está sendo preparado para ampliação caso os hospitais não comportem a demanda de pacientes. A UPA não vai tratar casos de infecção pelo SARS-CoV-2.
Marco Alba disse aguardar a manifestação do governador Eduardo Leite nesta quarta-feira para anunciar as medidas sanitárias necessárias para reabertura do comércio a partir da sexta, dia 1º de maio, com o plano de distanciamento controlado e as regras sanitárias que devem ser seguidas em Gravataí, como o Seguinte: antecipou domingo em Gravataí: máscara obrigatória a partir de segunda e aula só depois de 31 de maio.
Siga no vídeo do Seguinte: como ficou o hospital de campanha
LEIA TAMBÉM
É moralmente homicida pressão pela volta da ’vida normal’; o que fará Gravataí?
Governo do RS confirma primeira morte de gravataiense por COVID 19
Gravataí tem 19 casos confirmados; saiba em que bairros estão, sexo e idade dos infectados
COVID 19 rejuvenesce em Gravataí; siga perfil dos casos
Gravataí, Cachoeirinha e Viamão tem mais casos de COVID 19 que UTIs; o 11 de setembro
Como Gravataí e Cachoeirinha vão sair do distanciamento social; conheça os estudos
Os milhares de Gravataí que estão no grupo de risco da COVID 19; teste se você escapa
EXCLUSIVO | Pesquisa mostra que Gravataí aprova o ’fecha tudo’ de Marco Alba
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus