Um novo e moderno estabelecimento de ensino com capacidade para receber 1200 alunos vai ser inaugurado em Gravataí na próxima sexta-feira (22/12). Trata-se da Escola de Ensino Fundamental São Francisco construída em uma área de 7.880 metros quadrados, investimento de mais de R$ 3 milhões.
A direção da Rede São Francisco de escolas esteve na sexta-feira passada (15/12) com o prefeito Marco Alba (PMDB) formalizando ao chefe do Executivo de Gravataí o convite para a solenidade de inauguração.
— O município, sozinho, não tem condições de fazer todos os investimentos que a cidade precisa, mas pode buscar as condições para que isso ocorra por meio de parceria e incentivos — afirmou o prefeito Alba referindo-se à chegada do novo estabelecimento de ensino à cidade.
— As obras mais importantes que um gestor pode fazer são nas áreas da educação e da saúde, cuidando das pessoas, para que elas tenham plenas condições de buscar melhorias para a própria vida — afirma o prefeito.
Confessional
A Rede de Escolas São Francisco baseia sua pedagogia, além das disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa e Matemática, em um modelo confessional que contempla a formação do aluno em uma visão mais ampla, com embasamento filosófico-teológico.
— Formamos para a vida, em uma dimensão socioemocional, focando nas potencialidades do ser humano e não apenas em um competidor para o mercado de trabalho — disse o diretor geral da Rede de Escolas São Francisco, padre José Luiz Schaedler.
A Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão, que tem por finalidade criar e manter instituições educacionais e culturais, bem como obras sociais de promoção humana, é a mantenedora da rede.
Mudas
No dia da inauguração, marcada para as 9h30min, os convidados receberão como lembrança mudas de árvores e flores, segundo o convite, para que sejam cultivadas e levadas à escola para serem plantadas no primeiro dia de aula, previsto para fevereiro do ano que vem.
Quem visitou o prefeito
: O gerente administrativo e financeiro da Rede de Escolas São Francisco, Ademar Joenck
: O diretor pedagógico, Vitor Luiz Hinrichsen
: O orientador espiritual, padre Luiz Selbach
IMPORTANTE
1
Como contrapartida à área cedida – na Rua Belém, 450, bairro Castelo Branco – o município terá direito a bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade social.
2
Ao receber o terreno da Prefeitura, a direção da Rede São Francisco também se comprometeu a empregar professores e demais funcionários que sejam moradores de Gravataí.
Compõem a rede:
: Em Porto Alegre, dois institutos (Zona Norte e Santa Família), as escolas de ensino fundamental (Santa Fé, Zona Sul e Menino Deus), a escola de educação infantil (Zona Sul), o Centro Social São Francisco e o Residencial Terapêutico São Francisco (Bairro Mario Quintana).
: Em Cachoeirinha, o Instituto de Educação São Francisco.
Informações sobre matrículas: 3272.3800