O Projeto “A Escola Rural conectada com a robótica e a Aprendizagem Maker”, da coordenadora de Projetos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Nayala Ramos, e da educadora da rede municipal Rosane Macari, conquistou o segundo lugar na categoria banner, na Mostra Paranaense de Robótica, realizada nos dias 2 e 3 de setembro, em Curitiba. As funcionárias e idealizadoras do projeto inscreveram-se na mostra e foram convidadas a apresentarem-se, presencialmente, em Curitiba.
O projeto foi implementado em 2019 na Escola Municipal Humberto de Campos, localizada na Zona Rural de Gravataí. Desde então, a instituição adotou a robótica como uma metodologia de ensino, sendo praticada em todas as turmas. Também foi criada uma equipe nomeada de “Os Tecnológicos”, que compete em torneios e demais eventos científicos.
Nayala Ramos, uma das idealizadoras do projeto e coordenadora de programas da SMICT, destacou que “a oportunidade de termos compartilhado a nossa experiência com a implementação e a prática do ensino da robótica na EMEF Humberto de Campos foi extremamente importante, pois contribuiu com a divulgação deste trabalho tão significativo para a aprendizagem dos alunos, quanto para poder conhecer outras experiências e realidades”.
A outra idealizadora do projeto, Rosane Macari, comentou que ”participar do Salão de Robótica foi, além de compartilhar a prática do nosso projeto na Escola Humberto de Campos, uma experiência importante para o crescimento pessoal e institucional da escola”.