opinião

Esquerdistas e bolsonaristas sorriem; Brizola samba no túmulo

Encontro entre Fernando e Crispim, no gabinete do prefeito

Na semana do aniversário de Brizola, agora foi vez de Fernando Medeiros aprontar uma que – acredito, eu, pelo menos – faria o lendário político sambar no túmulo, como colegas de partido tem se especializado em fazer aqui na região.

Alguém sabe traduzir o que virou o PDT, hein, Paulinho Showza, fiel escudeiro do falecido ex-prefeito de Gravataí José Mota?

Difícil não dar razão aos que descrevem o partido como matéria escura, impalpável e indescritível no universo da política e das ideologias, tanto defendidas por Atagiba, ou desdenham dele como um puxadinho que abarcou petistas como Daniel Bordignon – para ficar na maior figura da região, assumidamente de esquerda, pelo menos nas últimas duas décadas.  

 

LEIA TAMBÉM

OPINIÃO | Hoje até vereador comemora médicos indo embora

 

Aonde quero chegar:

Fernando Medeiros, o pedetista presidente da Câmara de Cachoeirinha, que nesta semana como prefeito interino soube como ninguém aparecer no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais, recebendo gente capaz de tudo ou de nada, saiu com esta:

– Caros, hoje pela manhã convidei o deputado federal eleito Nereu Crispim do PSL de Bolsonaro para um cafezinho aqui no Gabinete. Na oportunidade parabenizei-o pela vitória nas urnas e coloquei a disposição para construção de uma relação institucional harmoniosa entre a Câmara de vereadores e a Câmara dos Deputados. Convidei-o para ser um de nossos indicados a cidadão honorário em 2019 na Câmara.

Estava ao lado de Juliano Paz (PSB), número 1 do prefeito Miki Breier. 

Perfeita a pose de Fernando como estadista, ao estabelecer boas relações com o deputado que tem domicílio eleitoral em Canoas, mas parentes e negócios tipo areia em Cachoeirinha. Agora, homenageá-lo como cidadão honorário da cidade? Não que Crispim não mereça – eu poderia até listar feitos de Crispim, caso conseguisse entrevistá-lo, o que o Seguinte: tenta desde que em dezembro o prefeito socialista Miki Breier o citou como um interlocutor em Brasília; mas a assessoria do homem o blinda mais que, certamente, a escolta do Jean Wyllys.

O caso é que Crispim fez a campanha como ‘Nereu do Bolsonaro’. É, Bolsonaro é aquele, o ‘mito’, que Ciro Gomes, aos esquecidos, candidatos do PDT à presidência da República, chamou de tudo e mais um pouco – fascista foi emoji!

Não bastasse isso, Nereu encarna o bolsonarismo em algumas de suas piores coisas, que é dar amplitude a, para os modernos, ‘fakenews’, para os acadêmicos, ‘estelionato histórico’, e para quem quer falar mais claramente sobre isso num bar nesta noite de sexta, ‘mentiras’.

Nereu reproduziu entrevista de Bolsonaro para a RAI, maior veículo de comunicação da Itália, uma mistura Berlusconizada de Globo com SBT, onde o presidente brasileiro mente ao envolver a ex-presidente Dilma Rousseff no atentado que matou “um soldado” – se o militar de pijamas esqueceu, o nome do menino de 18 anos explodido por uma bomba era Mario Kozel Filho.

Dilma não teve nada a ver com isso. Mas não vou contar essa história, porque não é preciso ter uma enciclopédia Barsa, como era regra entre os ricos de ontem. Hoje o pobre pode googlear.

Infelizmente, começo a pensar que caçar-cliques e agradar aos sete a cada dez eleitores de Cachoeirinha que votaram em Bolsonaro parece importar mais do que manter viva uma história verdadeira do país e honrar a memória de um de seus heróis, Leonel de Moura Brizola.

Como o ‘caudilho’, como jornalistas da Globo gostavam de chamá-lo, já engoliu sapos barbudos, como Lula, ninguém pode dizer que Brizola não estaria hoje apoiando Bolsonaro, como já apoiou Collor.

Mas fica feio um pedetista oferecer título de cidadão para um político eleito com a alcunha de ‘Nereu Bolsonaro’.

Mas, vamos lá, Millôr já dizia que cada ideologia tem a inquisição que merece.

 

LEIA TAMBÉM

O novo prefeito de Cachoeirinha

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade