Estudantes do 7º e 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina, de Gravataí, participaram, na terça-feira (11), de uma experiência diferente para aprender sobre cidadania e o funcionamento do Sistema de Justiça brasileiro. Os 29 alunos estiveram no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, onde participaram do programa Formando Gerações, do Memorial Judiciário do Rio Grande do Sul.
Um dos momentos de maior destaque da visita foi a realização de um júri simulado, no qual os estudantes assumiram diferentes papéis de um julgamento, como magistrado, jurados, réu, defesa e acusação.
A atividade teve como objetivo aproximar os jovens da realidade do sistema de Justiça por meio de uma experiência prática e interativa.
Antes da simulação, os estudantes participaram de uma roda de conversa conduzida pelo servidor do Memorial Roberto Soares. De maneira lúdica e didática, ele explicou as atribuições dos três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Durante o encontro, os alunos conheceram aspectos relacionados à elaboração e à sanção das leis, entenderam o papel de senadores e deputados e receberam explicações sobre as funções desempenhadas por juízes, advogados e jurados.
Na sequência, os estudantes assistiram a um curta-metragem sobre o crime da Rua do Arvoredo, ocorrido em Porto Alegre entre 1863 e 1864. O episódio histórico serviu como base para a realização do júri simulado.
Na dinâmica, os alunos deixaram de ser apenas espectadores e passaram a representar os personagens envolvidos em um julgamento. A experiência permitiu que eles compreendessem, na prática, como funciona uma sessão de júri e quais são as responsabilidades de cada participante.
Para a estudante Talita Oliveira, de 13 anos, a simulação foi um dos momentos mais interessantes da visita.
“O que mais gostei foi quando começamos a organizar toda a questão do júri simulado. Achei muito interessante participar dessa dinâmica. O projeto é importante porque nos traz conhecimento e nos ajuda a entender tanto a história de hoje quanto a do passado”, afirmou.
A professora de Física Sonia de Sá, responsável pela turma de 29 alunos, destacou a importância de utilizar situações práticas para aproximar os conteúdos da realidade dos estudantes.
Segundo ela, a experiência possibilitou estabelecer relações entre os temas apresentados no programa e situações vivenciadas pelos jovens na escola, na família e na comunidade.
“Esse projeto aproxima os estudantes da realidade, trazendo exemplos práticos que eles podem relacionar com a família, a comunidade e a escola. Trabalhamos muito a questão do bullying, e aqui eles puderam perceber que isso é um crime”, afirmou.
A professora também ressaltou que parte dos alunos nunca havia visitado Porto Alegre e que conhecer o Palácio da Justiça ampliou a experiência proporcionada pela atividade.
“Muitos nunca tinham vindo a Porto Alegre, então conhecer esse espaço é uma experiência formidável que eles não vão esquecer”, disse.
Como participar
O Formando Gerações é desenvolvido desde 2004 pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul com o objetivo de aproximar o Judiciário da comunidade por meio de ações educativas.
Ao longo dos anos, o programa já recebeu mais de 15 mil alunos de aproximadamente 200 instituições de ensino, entre escolas públicas e privadas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Além de apresentar o funcionamento do Sistema de Justiça, as atividades abordam temas relacionados à cidadania e permitem que crianças e adolescentes conheçam espaços e profissionais ligados ao Judiciário.
Escolas interessadas em participar podem solicitar o agendamento pelo e-mail [email protected]. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, a partir das 13h30.






