É grande a possibilidade da ex-prefeita Rita Sanco ser lançada como candidata a vereadora na convenção do PT, a partir das 15h deste sábado, no CTG Aldeia dos Anjos.
A pressão é forte de lideranças da aldeia e da alta cúpula do PT gaúcho. Olívio Dutra, Raul Pont e Miguel Rossetto são alguns dos nomes que apoiam a ideia. Militantes estaria tentando preparar vídeos com mensagens da presidente afastada Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em solidariedade a Rita.
O WhatsApp do Seguinte: recebe desde ontem mensagens de petistas dos mais diversos tamanhos políticos reforçando o sentimento de que Rita deva concorrer.
Além de alavancar a estratégia do PT de eleger um vereador, serviria como uma denúncia do ‘golpe’ sofrido por ela em 2011, quando foi cassada pela Câmara de Vereadores.
– A Rita foi afastada com base em denúncias inventadas. Nunca foi acusada de corrupção e em nenhum julgamento houve condenação – argumenta fonte petista.
– Além de um governo que tinha identificação com o povo mais pobre, de participação popular, a Rita tem uma trajetória de retidão e austeridade. Foi ela quem criou o teto para barrar supersalários na Prefeitura e na Câmara, sempre votou contra e devolveu os salários aumentados pelos vereadores – exemplifica outra fonte.
Rita estaria relutante em assumir o desafio por não haver uma segurança jurídica em relação à candidatura devido aos efeitos do impeachment.
O Seguinte: tentou por duas vezes contato com a ex-prefeita, mas o celular chamou até cair.
Na convenção de logo mais, o partido vai confirmar Valter Amaral como candidato a prefeito. As articulações para uma mulher ser a vice devem levar à indicação da jovem Caroline Duarte.
Outra surpresa, como vice ou candidata a vereadora, pode ser o lançamento da ex-conselheira tutelar e amiga íntima de Rita, Odete Migliavacca Pacheco.
LEIA MAIS:
Valter é o candidato a prefeito do PT
ENTREVISTA COM RITA SANCO: O velho PT das lutas
Os bastidores a partir de segunda
O Seguinte: está cobrindo todas as convenções deste fim de semana. Durante o sábado e o domingo publicaremos matérias mais curtas, mas partir de segunda-feira produziremos uma série ao nosso estilo, contando tudo sobre os bastidores das escolhas dos candidatos a prefeito, vice e vereador.