carnaval 2018

EXCLUSIVO | A Onça Negra não vai beber água no Porto Seco este ano

Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí, que ficou em sétimo lugar no Carnaval do ano passado, já estava ensaiando para o desfile de março próximo na capital

A Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí não vai poder buscar, neste ano, uma melhor colocação do que o sétimo lugar conquistado em 2017 no Grupo A do Carnaval de Porto Alegre. E não é por falta de vontade e de mobilização da diretoria, integrantes e fiéis seguidores da chamada “Onça Negra” de Gravataí.

É que em reunião realizada agora à tarde entre presidentes das escolas de samba que iriam participar dos desfiles programados para os dias 23 e 24 de março que vem, ficou decidida a não realização do Carnaval de 2018 na capital dos gaúchos, organizado pela Liga das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa).

O argumento é de que as escolas não teriam condições de preparar as alegorias, visando a realização de um carnaval competitivo, devido às dificuldades financeiras e falta de apoio público através de verbas específicas. No lugar dos desfiles, será realizado um evento com data e local ainda a serem definidos pela Liga.

 

Frustração

 

O vice-presidente da Acadêmicos de Gravataí, carnavalesco Anderson Nascimento, disse que a decisão de cancelar o Carnaval na capital frustra a diretoria e os componentes da Onça, que já estavam se preparando para os desfiles no mês que vem.

— A nossa ideia, agora, é não parar. Vamos continuar com os ensaios e participar de eventos tanto em Gravataí quando em outros lugares — disse o dirigente da Onça.

Segundo ele, no domingo passado foi feito um mutirão de limpeza no barracão da Onça Negra, no Porto Seco, onde até o final deste mês começariam a ser montados os carros alegóricos e confeccionadas as demais alegorias que contariam o tema "Oribá, em romaria ecoa o axé, Gravataí Evoé!" na avenida.

Os ensaios da Acadêmicos, especialmente da bateria, de acordo com o vice-presidente, vêm sendo realizados todos os domingos a partir das 20h. No ano passado a escola ficou em sétimo lugar e a expectativa para este ano era repetir os bons desempenhos de 2014 (quarta colocação) e 2016, quando foi vice-campeã.

 

COMO SERIA

 

A Onça entraria na passarela do Porto Seco com:

 

3 estandartes 

3 casais de passistas 

2 casais de mestre sala e porta-bandeira

4 destaques de chão 

1.100 a 1.300 componentes

15 Alas

 

O TEMA-ENREDO

 

"Oribá, em romaria ecoa o axé, Gravataí Evoé!"

 

1

A Acadêmicos de Gravataí faria dessas palavras de origem indígena, africana e europeia, respectivamente, a inspiração para seu desfile, no qual, sob a forma de uma Romaria, celebrará as lutas e conquistas do miscigenado povo brasileiro.

 

2

Em uma conjuntura na qual a cultura, em especial a do Carnaval, enfrenta diversas dificuldades, cada componente se revestirá de romeiro rumo ao altar do samba, que se transformará em santuário da miscigenação, no qual se celebrará a festa das lutas e conquistas históricas da nação brasileira. 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade