A Madsen Hanisch Advocacia fez os cálculos para identificar quem assumiria mandato na Câmara de Gravataí com a confirmação da cassação dos vereadores Bombeiro Batista, Dilamar Soares e Dimas Costa no que ficou conhecido como ‘o caso das laranjas’.
Se vereadores e suplentes não conseguirem reverter até o Tribunal Superior Eleitoral a decisão da justiça eleitoral de Gravataí seriam anulados os 17.839 votos da coligação PSD/PRTB pela suposta fraude e abuso de poder na inscrição de duas candidatas. Isso reduziria os votos válidos da eleição de 2016 para 112.982, o que modificaria o cociente eleitoral – a matemática de composição das cadeiras do legislativo.
– Os novos vereadores seriam Selma Fraga (DEM), Marcia Becker (PV) e Josué Bitelo (PDT) – informa o advogado Lucas Hanisch, autor do estudo repassado ao Seguinte:.
LEIA TAMBÉM
Justiça de Gravataí cassa três vereadores
Governo ganha
Politicamente a troca reforça o governo. Dimas Costa é a estrela da oposição. Dilamar Soares se apresenta como independente, e às vezes vota conta, outra a favor do governo. Bombeiro Batista está na base governista. Dos novos, apenas Josué ficaria na oposição. Ele é presidente do PDT, partido de Daniel Bordignon.
Já Selma é alinhada com o governo e Marcia, pelo que faz como coordenadora, e tanto mais pelo que faz voluntariamente, dá uma cara irretocável à proteção animal no governo Marco Alba.
A bancada feminina, hoje apenas com Rosane Bordignon (PDT), seria reforçada.
LEIA TAMBÉM
O que vereadores farão para não perder mandatos em caso de cassação no TRE