O município de Gravataí e a sua Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs) vai ser sede, em dezembro próximo, de um evento mundial chamado de Conselho das Casas dos Açores. A indicação da aldeia dos anjos se deu durante visita da presidente da Caergs, Carla Verônica Cedros Fernandes Marques Gomes, ao arquipélago açoriano, com a família, para visitar parentes e manter contatos visando a realização de atividades em Gravataí.
De acordo com Carla, esta é a segunda vez que o município vai sediar o Conselho Mundial das Casas dos Açores, devendo receber de 5 a 9 de dezembro os presidentes das 14 casas açorianas espalhadas pelo mundo mais os representantes do governo e da Assembleia Legislativa dos Açores. Trata-se, de acordo com a presidente, de uma comitiva de cerca de 30 pessoas.
— O objetivo é promover um alinhamento e planejamento de trabalho, afinados com as diretrizes do governo dos Açores. Vai ser um período de muito trabalho mas vamos poder também apresentar as características e o turismo de Gravataí para os visitantes — disse Carla Marques Gomes de forma exclusiva para o Seguinte:.
Características
A troca de informações e a disseminação da cultura açoriana também é um dos focos do Conselho Mundial das Casas dos Açores, de acordo com Carla. Ela explicou que cada uma das casas tem suas próprias características, como fato de serem formadas por pessoas mais antigas. São casas cuja linha de ação e demandas são diferentes, por exemplo, da Casa dos Açores de Gravataí.
— Cada um vai contar o que está fazendo, o trabalho que vem realizando, para que possamos atuar em conjunto na difusão da cultura açoriana – explicou.
FOLCLORE
1
Para o mês de outubro já está acertado que a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, sediada em Gravataí, vai sediar o Festival Internacional de Folclore, tendo como palco o Sesc de Gravataí.
2
De acordo com a presidente Carla Marques Gomes já estão confirmados grupos folclóricos de cinco países, do Equador, México, Uruguai, Argentina, do Brasil e dos Açores.
Confira a entrevista da presidente da Caergs, Carla Marques Gomes.