Andar de Uber quando o motorista é literalmente um “passarinho verde” tem lá suas vantagens, além do preço, claro!
Foi o que aconteceu comigo, há pouco.
O bem falante condutor do serviço de transporte individual por aplicativo coincidentemente é funcionário da montadora da General Motors (GM) no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag) há menos de seis meses.
Ao volante de um modelo da marca – que não vou dizer qual para não facilitar sua identificação dentro da empresa – o rapaz contou algumas coisas interessantes, e eu divulgo em primeiríssima mão, sobre o que se comenta na “rádio corredor”.
Vamos por partes.
1
Está prevista para setembro que vem uma nova paralisação da produção pelo período de uma semana. O objetivo é continuar, ou finalizar, a adequação da linha de montagem para a produção dos novos modelos que devem sair da fábrica da aldeia dos anjos.
2
A montadora e suas sistemistas, quase 20 empresas que fornecem insumos para a fabricação dos automóveis, têm atualmente cerca de 9 mil funcionários. Do total, cerca de 4,8 mil são só da GM.
3
Um importante sistemista, que produz motores, está por deixar o complexo, por força do final do contrato, não renovado com a marca que tem sede em Detroit, na terra do Tio Sam. Seus cerca de 400 funcionários já estão sendo treinados para usar no peito o crachá com a logotipia da GM.
4
Do novo projeto da General Motors para Gravataí, aquele do investimento de R$ 1,5 bilhão de 3 de agosto do ano passado, o carro “zero”, o protótipo, deve ser montado já no próximo mês de outubro. Mas o “passarinho verde” que me contou ainda não viu peças do carro.
5
O mais importante: Serão dois novos carros que vão ser produzidos nas novas linhas de montagem da GM Gravataí. Um sedan e um hatch. Tudo isso ainda de acordo com o disse-me-disse do refeitório, pátio e corredores da imensa fábrica.
6
Não menos importante: Os modelos que serão fabricados na aldeia dos anjos devem ter motorização 1.0, normal, e – a novidade surpreendente! – 1.2. A ideia é produzir carros realmente econômicos ao nível do Onix, sucesso de vendas que está por emplacar o quarto ano como o carro preferido do consumidor das terras descobertas por Pedro Álvares Cabral.
7
Este item é só um detalhe: “Me contaram que o painel é o mais bonito de todos os carros da marca. E que a tela multimídia é maior do que a tela que está vindo nos carros top de linha atualmente”.
Como notícia não engravida, contei o que ouvi.
Se tudo isso vai se confirmar, só nos resta esperar.
LEIA TAMBÉM
Testamos o carro elétrico da GM
General Motors suspende produção do Onix e Prisma
GM faz 18 anos em Gravataí com carro 3,5 milhões





