coluna do silvestre

EXCLUSIVO | Usina de asfalto vai ser inaugurada amanhã; produção já começou

Nova usina de asfalto que está em Gravataí desde o começo do ano e está instalada na Costa do Ipiranga já começou a produzir três vezes mais que o equipamento anterior.

Até agora não houve divulgação pública oficial e recém os convites foram encaminhados aos meios de comunicação da cidade (Veja no final). Mas acabei de descobrir agora à tarde que a nova usina de asfalto de Gravataí vai ser inaugurada pelo prefeito Marco Alba (MDB) nesta quarta-feira (09/10) como parte das comemorações dos 139 anos de emancipação política do município.

Somente o complexo de produção de asfalto para aplicação nas ruas e avenidas da cidade custou aos cofres do município R$ 1,3 milhão, parte de um pacote da ordem de R$ 5 milhões contratado pelo prefeito Alba para tocar o Plano de Infraestrutura, Asfaltamento e Recapeamento de Vias 2018-2020, anunciado ainda em 2017 (veja link abaixo).

 

LEIA TAMBÉM

Compra de usina de asfalto acelera Plano de Marco Alba

 

Mais por menos

 

O secretário municipal de Obras, Paulo Martins, comemora a entrada em funcionamento da usina – que já está produzindo asfalto em sua base na Costa do Ipiranga – pelo fato de reduzir os custos operacionais ao mesmo tempo em que triplica o volume que sai da boca da máquina.

— A usina está pronta. Tem capacidade de produzir 100 toneladas hora, o triplo do que era produzido na anterior. Sem contar que é um produto com melhor qualidade e menos custos na medida em que realiza a mistura certa evitando desperdícios — disse o secretário.

 

Confira no vídeo (cluqie na imagem abaixo) a entrevista do secretário Paulão sobre a nova usina de asfalto. Depois, siga na matéria!

 

Financiamento

 

A redução de custos mencionada por Paulo Martins fica em torno de 20%, segundo ele explicou, porque o maquinário faz um melhor aproveitamento dos insumos. O novo equipamento é dotado de um sistema de informática que faz a dosagem dos elementos que compõem o asfalto conforme a necessidade programada.

A usina foi adquirida no começo deste ano da empresa Bonafer, de Sapucaia do Sul, com financiamento do Banco do Brasil. O equipamento foi entregue em fevereiro passado e a demora na ativação é consequência da necessidade de emissão dos licenciamentos ambientais e, depois, dos ajustes técnicos do fornecedor.

 

Chegou!

 

Ah, depois de encerrado o texto e enquanto aguardo o vídeo com a entrevista do secretário Paulão, de Obras, entrou no meu whatsapp o convite para a inauguração da usina de asfalto.

Reproduzo abaixo.

 

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade