O viaduto da RS-118 sobre a estrada Itacolomi, que dá acesso, por exemplo, ao condomínio residencial Alphaville e, logo adiante, ao campus da Universidade Luterana do Brasil, está quase pronto e pode ser inaugurado nos próximos 30 dias. A construção faz parte do conjunto de obras de duplicação da rodovia no trecho entre Sapucaia do Sul e Gravataí, mais precisamente no quilômetro 21,5, pouco antes da rotatória que leva, por um lado, ao Distrito Industrial e, por outro, à RS-030 e por ela ao Litoral Norte via Glorinha e Santo Antônio da Patrulha.
Pelo que “passarinho verde” com assento em acarpetados gabinetes do governo do Rio Grande do Sul contou à reportagem, o corte da fita inaugural depende apenas da agenda, do calendário eleitoral – e boa vontade! – do governador dos gaúchos, José Ivo Sartori (PMDB) além de o clima contribuir para o acabamento da obra que vem sendo executada pela Premold Tecnologia e Solidez, de Sapucaia do Sul.
O trânsito sob o viaduto já está liberado desde o começo de abril passado, facilitando a vida dos motoristas que precisam cruzar a RS-118 em ambas as direções. O que está sendo finalizado, por estes dias, é o asfaltamento do aterro nas duas cabeceiras do viaduto, na verdade duas ‘pontes’ sobre a Estrada Itacolomi, ambas em sentidos inversos de trânsito e cada uma com duas pistas de rolamento.
A assessoria de comunicação do Palácio Piratini, da Secretaria Estadual dos Transportes e o próprio Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) fazem mistério e não falam sobre a conclusão da obra e sua inauguração oficial. O único porém – e sempre há um porém! – é o clima que – se continuar chovendo como nos últimos dias – pode atrasar a última etapa do trabalho da Premold.
O VIADUTO
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A elevada sobre a Estrada Itacolomi fica no quilômetro 18,2 da RS-118, já no trecho de Gravataí.
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A estrutura já está pronta e, no momento, as equipes trabalham na pavimentação dos encontros com a rodovia.
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A obra tem 202 metros de extensão e investimento de R$ 17,3 milhões.
Investimentos
A última informação liberada pelo Daer diz que a duplicação é a obra rodoviária mais importante do governo Sartori e que já recebeu, desde 2015, nada menos que R$ 82 milhões. Somente de janeiro a maio deste ano foram aplicados R$ 30 milhões na duplicação da rodovia, números que já se aproximam do total investido em 2017, que chegou a R$ 40,5 milhões. O orçamento prevê para 2018 – até dezembro – R$ 150 milhões dos cofres do estado para a duplicação da RS-118.
— Estamos avançando para concluirmos a duplicação ainda em 2018 — disse o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, segundo nota divulgada pela autarquia.
IMPORTANTE
Atualmente, a duplicação conta com 14 frentes de trabalho distribuídas nos 21,5 quilômetros entre Gravataí e Sapucaia do Sul.
OUTROS VIADUTOS
: Também já está pronta a estrutura do viaduto que fica no quilômetro 12,7 da RS-118, sobre a avenida Marechal Rondon, no limite entre os municípios de Gravataí e Sapucaia do Sul.
: O cronograma está com 95 por cento da obra executada. Faltam os aterros de acesso à elevada. O valor total do contrato é de R$ 2,68 milhões.
: Também está em andamento a obra da transposição do poliduto da Transpetro, com 30 metros de extensão.
: O próximo viaduto a entrar em obras fica sobre a avenida Theodomiro Porto da Fonseca, entre os quilômetros 3,2 e 3,4, em Sapucaia.
: A estrutura já conta com serviços contratados no valor de R$ 9,67 milhões e deve receber ordem de início em poucos dias.
: As obras de outras três elevadas estão em fase de licitação. É o caso do viaduto sobre a linha da Trensurb, em Sapucaia, das pontes sobre o Arroio Sapucaia e da elevação do viaduto no entroncamento com a ERS-020, em Gravataí.
: O projeto para a construção de seis passarelas para pedestres também depende de detalhes para a definição da empresa vencedora.
: Trecho inicial da RS-118, em Sapucaia (foto), entra em obras nos próximos dias
Cinco quilômetros
E a duplicação iniciada há mais de duas décadas, lá em 1993, vai ganhar novo impulso, nos próximos dias. O trecho inicial, de cinco quilômetros, que fica em Sapucaia do Sul e se inicia no entroncamento com a BR-448 (Rodovia do Parque) finalmente vai se transformar em um canteiro de obras com funcionários e máquinas a partir dos próximos dias. É que na semana passada, dia 20, foi definida a empresa que vai assumir os trabalhos.
A construtora Toniolo Busnello S.A. atendeu às exigências do edital e ofereceu o menor preço para a execução da obra. A proposta é de R$ 43,4 milhões para a construção das novas pistas e a restauração das antigas nos cinco quilômetros iniciais da duplicação. O principal entrave, que era a ocupação imobiliária de áreas pertencentes ao estado, parece que também já foi equacionado.
— É o último trecho que faltava no total de 21,5 quilômetros de obras e, o quanto antes, daremos início aos trabalhos — comemora o secretário dos Transportes, Humberto Canuso.
E completou:
— O processo de reintegração de posse nesse segmento ocorreu com agilidade e sem problemas. Com isso, já proporcionamos as condições necessárias para que os trabalhos sejam executados. Foi o resultado de uma ação conjunta entre o Judiciário, PGE (Procuradoria Geral do Estado), Daer, Brigada Militar, prefeitura de Sapucaia do Sul e da nossa equipe da secretaria.