O melhor dos piores exercícios para confirmar a explosão da COVID-19 em Gravataí é dar F5 no site oficial criado pela Prefeitura para informar as estatísticas do novo coronavírus. CLIQUE AQUI e a cada atualização você vai verificar não um, mas três, quatro casos novos registrados.
Nos últimos 7 dias são mais de 70 infectados por dia, uma média de 3 por hora. 10 vidas foram perdidas. Às 18h, no último ‘F5 do horror’ que dei, eram 8.155 casos e 195 óbitos. A seguir a média, até o final da semana será atingida a marca das 200 mortes.
Na Região 10, a qual pertence Gravataí no Distanciamento Controlado do Governo do RS a taxa de ocupação de leitos é de 82%. Na rede privada, 103.1%. Na rede municipal a superlotação segue, com pessoas em macas e cadeiras de rodas, mas com uma notícia mais alentadora: hoje abriram 2 leitos na UTI covid.
Siga reprodução do painel de controles.
Ao fim, concluo como em A culpa é da política, mas não só; COVID fecha muito, não tudo em Gravataí. Sem torcida ou secação, precisamos nos acostumar a manter os cuidados sanitários e conviver com o ‘abre-e-fecha’ do comércio. Leitos foram criados como nunca, mas não há como formar equipes médicas por decreto. Profissionais estão no limite. E nenhuma vacina vai imunizar o mundo em menos de dois anos.
O ‘novo normal’ é novo. Não podemos ficar doentes ao mesmo tempo. Critique e culpa as eleições, se te faz bem. Os políticos estão aí para responder. Mas cuida bem se o covidiota só está na mesa do lado.
LEIA TAMBÉM
3 casos por hora, Becker superlotado e pacientes em macas em Gravataí; onde buscar ajuda
Comércio de Gravataí e Cachoeirinha terá horário reduzido; Situação ’muito, muito preocupante’
Vermelhou: Gravataí, Cachoeirinha e todo RS sob ataque da COVID; Só vá ao Becker se estiver morrendo
UTIs de Gravataí lotadas como nunca; a ’eleição’ e o verão da COVID