SAÚDE

Famílias de crianças atípicas tem roda de conversa com profissionais em Gravataí

A jornalista Ana Müller promoveu sábado mais uma ação de encerramento do Setembro Amarelo, com uma roda de conversa do Grupo Mulheres Felizes Prosperam. 

“Nesta pauta: mães atípicas”, destacou Ana, que é facilitadora de diversas técnicas e educadora, e somente neste dia reuniu mais de 20 pessoas.

Foram três encontros somente neste mes de setembro sobre o tema mães atipicas. Segundo a jornalista, a motivação do grupo “Mulheres felizes prosperam”, organizado em janeiro de 2022, é oportunizar espaço e tempo para escuta qualificada, promover saúde integral, criar e fortalecer vínculos, incentivar práticas integrativas, bem como atividades educativas,  atividades físicas e fomentar a autonomia financeira. 

A palestrante do evento de sábado, Isabela Barcelos, é neuropsicopedagoga e trouxe muitos esclarecimentos, orientações e dicas sobre as relações de trabalho, bem como as poucas oportunidades oferecidas aos autistas.

Isabela, também relatou a importância dos laudos para a inclusão dos autistas tanto nas escolas, quanto na sociedade em geral. Segundo ela, é preciso lembrar que “cada ser humano tem sua individualidade e cada autista tem seu talento que deve ser estimulado e desenvolvido”.

A neuropsicopedagoga trouxe a familiares de adolescentes que buscavam um espaço para conversar sobre o que sentem e como são incluídos ou não na família e na sociedade. Na roda de conversa, os participantes também puderam apresentar suas experiências e emoções.

A massoterapeuta Meique Dias também aplicou sua técnica e proporcionou relaxamento e bem estar no encontro. 

Zelenir Fontoura, que é facilitadora e conciliadora da justiça estadual, falou sobre as novas técnicas e tratamentos do autismo que estão sendo estudadas e demonstrando resultados.

Ana Muller, que é pesquisadora das ferramentas de comunicação sistêmica e outras por mais de 30 anos, lembra que as rodas de conversa oferecidas no grupo seguem alguns norteadores dos círculos de construção de paz, da justiça restaurativa. A jornalista lembra que esses eventos só são possíveis graças aos apoiadores e parceiros como o Sesc, o espaço Viva a Vida e Girassol.

Ana também citou as equipes da Prefeitura e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), em especial  aos grupos de psicologia.

“Hoje muitos outros se agregaram como a AFCEEE,  Sonho Gastronomia, Du Castelo e Toque Certo, além de outros empreendedores locais como a farmácia Santa Catarina e outros profissionais que doam seu talento e seu carinho aos integrantes do grupo”, agradeceu. 

Além da escuta qualificada, há também momentos de relaxamentos com técnicas integrativas, como massagens terapêuticas spiral taping e new sei tai com martelos, aplicados pelos profissionais  do Girassol Espaço .

Um novo encontro acontece em 26 de outubro, com a palestrante neuropsicologa Josiani Cássia Bueno de Deus Scherer.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade