Dois meses e 10 dias, se completam nesta quinta-feira (1º/2) desde que foi assinada a ordem de serviço pelo prefeito de Gravataí, Marco Alba (PMDB), para que fosse iniciada a duplicação do trecho da avenida Centenário entre as rótulas da RS-118 e com a avenida Adolfo Inácio Barcelos, na frente do ginásio Aldeião.
E como estão as obras?
O Seguinte: foi conferir o trabalho na tarde de terça (30/1) quando encontrou apenas três funcionários da Pedraccon Pavimentação e Mineração trabalhando no trecho. Um deles era o encarregado Juliano Silva Rodrigues, outro era o maquinista que operava um trator e o terceiro um calceteiro que preenchia as juntas do meio-fio com cimento.
Mesmo com evidente escassez de forças o encarregado assegurou que depois de ficar alguns dias parada a obra está dentro do cronograma e que a base para receber a camada asfáltica já está toda pronta, desde as imediações do Aldeião, passando pela frente do quartel do Corpo de Bombeiros e até o Gravataí Shopping Center.
— Estamos posicionando os meio-fio nas duas laterais do que vai ser a pista duplicada. E a base para fazer o asfalto está pronta em mais ou menos 50% do trecho — disse Juliano, que não aceitou gravar entrevista em vídeo alegando não ter autorização da direção da empresa.
Sobre os dias paralisados, ele afirmou que foi necessário ajustar questões técnicas já que em alguns locais a base para o asfalto exigiu reforço, e isso implicou em aditivos ao contrato celebrado entre a Pedraccon e Prefeitura. O orçamento inicial era de R$ 1,3 milhão e o novo valor não foi divulgado.
ATENÇÃO
O prazo para a empresa concluir a duplicação da avenida Centenário é de cinco meses a contar de 21 de novembro passado, portanto, até 21 de abril.
— O prazo contratual firmado é de cinco meses, mas se tudo der certo acho que conseguimos entregar em quatro meses. Quanto antes, melhor, para reduzir os transtornos aos usuários — disse Adriano Canal, diretor-comercial da Pedraccon, no dia da assinatura da ordem de serviço.
O que está sendo feito
1
Duas pistas em casa sentido do trânsito, cada uma com 3,5 metros de largura, e um canteiro central com um metro de largura. No total, a nova Cen tenário deve ter 15 metros de um lado ao outro.
2
Atualmente a empreiteira Pedraccon Pavimentação e Mineração prepara a base no lado direito da avenida, no sentido Aldeião/RS-118 para posteriormente ser colocada a camada asfáltica.
3
Além disso estão sendo construídos os meio-fio em ambas as laterais, delimitando o espaço que será destinado ao trânsito de veículos nos dois sentidos da via.
4
O trecho que já está recebendo as benfeitorias se estende da rótula da Centenário com a avenida Adolfo Inácio Barcelos até a frente do Gravataí Shopping Center. O encarregado Juliano Rodrigues garante que isso representa cerca de metade do trecho a ser duplicado.
LEIA TAMBÉM
COM VÍDEO | Agora é a avenida Centenário, depois a Adolfo e as pontes do Parque
Por que a Centenário antes das pontes do Parque
Assista ao vídeo abaixo.