A frente ampla de David Almansa lançou o Dialoga Cachoeirinha. Reputo acertam o candidato a prefeito e os oito partidos de oposição envolvidos. Para ganhar eleição é preciso mais do que denúncias e críticas. Mais: elevar o debate faz bem para a política municipal.
Apresentado como inédito na noite desta quarta-feira, em ato no Hotel Alano, o processo permitirá que a comunidade sugira políticas públicas em plenárias regionais que iniciam em maio e pelo site dialogacachoeirinha.com.br.
A consulta pública, dividida em 18 eixos, é coordenada integralmente por mulheres e será base para a construção do Programa de Governo Participativo (PGP) da frente ampla que reúne PT, PSDB, União Brasil, PV, Cidadania, Solidariedade, PSB e PCdoB.
– É histórico: a oposição se une em Cachoeirinha, ainda em abril, em torno da construção de um programa de governo – diz Almansa, que responde às críticas sobre a união com ex-adversários políticos, como os ex-prefeitos José Stédile e Vicente Pires, o vereador Deoclécio Melo e a ex-vereadora Jack Ritter, e pode ter como vice Dr. Rubinho; leia em Dr. Rubinho filiado no PSDB: “Cristian é a continuidade piorada do Miki. Oposição precisa se unir por Cachoeirinha. Deixa Lula e Bolsonaro para 2026” e Dr. Rubinho pode ser o vice de Almansa em Cachoeirinha; A família Mello, o MarxDonalds e a Real Politik.
– A eleição pela Prefeitura de Cachoeirinha não será nacionalizada, uma disputa entre Lula e Bolsonaro. As pessoas querem saber do atendimento em saúde, do problema na rua. Estamos unidos para pensar uma Cachoeirinha grande – argumenta.
Assista na SEGUINTE TV o vídeo apresentado no ato. Abaixo, sigo.
Ao fim, como referi na abertura do artigo, entendo que o movimento ajuda o candidato a prefeito, mas também faz bem para a política local.
Na semana passada, Almansa e Rubinho estavam no paradão do Centro de Porto Alegre entregando panfletos a quem esperava ônibus para Cachoeirinha. O material informava sobre a operação da Polícia Federal que visitou a Prefeitura e a casa do prefeito; leia sobre a operação em Operação da PF na Prefeitura de Cachoeirinha investiga suspeita de corrupção em compras de 10 milhões com recursos da educação; As fotos, os detalhes e efeitos políticos ; Policiais federais vão até casa do prefeito Cristian em Cachoeirinha; Veja vídeo ; O que prefeito Cristian diz sobre operação da Polícia Federal em sua casa e na Prefeitura de Cachoeirinha; Sem condução coercitiva e Por que prefeito Cristian priorizou compra de 10 milhões em governo interino de Cachoeirinha, hoje sob investigação da Polícia Federal.
Em sessão da Câmara, Almansa, que é vereador, chamou Cristian Wasem (MDB) de “incompetente”, “corrupto” e “ladrão”.
Restasse apenas isso à oposição, e ao debate político, pouco avançaríamos na ‘pobre Cachoeirinha!’, expressão que criei para lamentar sobre os últimos anos de confusão entre o noticiário político-policial, com pés na porta em operações policiais, CPIs, impeachments, golpeachments, cassações e facções criminosas.
Ao apresentar o Dialoga Cachoeirinha, Almansa e sua frente ampla de 8 partidos elevam o debate.
Se assim for, até a eleição de outubro Cristian mostrará seus feitos e Almansa proporá uma alternativa. Pelas coligações ‘Real Politik’ de ambos, hipocrisia será falarem sobre heranças malditas.