A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), realizou nesta quarta-feira, 17, uma ação voltada à vacinação contra a gripe para pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP. Grupo prioritário para receber a vacina influenza, as pessoas em situação de rua também foram imunizadas contra outras doenças, como febre amarela, hepatite B, difteria e tétano.
Ao longo da manhã, 21 pessoas foram vacinadas, com um total de 55 doses aplicadas. A coordenadora da Promoção da Saúde da SMS, Amanda Dipp, reforça a importância das ações de vacinação para a proteção da população, em especial dos grupos prioritários. Assim, o objetivo da campanha de imunização contra a gripe é reduzir as complicações, internações e óbitos em decorrência da doença, principalmente da população mais suscetível ao vírus.
Mantido pela SMFCAS, o Centro POP é o serviço de acolhimento diurno à população em situação de rua do município. Segundo Lucas Duarte Pinheiro, orientador social do local, as pessoas em situação de rua foram avisadas previamente à ação, de modo que a busca pelas doses registrou alta procura. Cerca de 40 pessoas em situação de rua são atendidas diariamente no local, que possui um plano de atendimento junto aos usuários e distribui refeições, incluindo café da manhã e almoço.
O serviço ainda conta com espaço para banho, lavagem de roupas e guarda pertences. Localizado na rua Heitor de Jesus, 71, no Centro de Gravataí, o espaço tem horário de funcionamento ao público das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia. Além disso, usuários dos abrigos infantis – também mantidos pela SMFCAS – receberão a vacinação contra a gripe, por meio da parceria com a SMS.
SAIBA MAIS
Vacinação contra a gripe
A campanha de vacinação contra a gripe, que teve início em 25 de março, já tem cobertura de 26,40% em Gravataí, com mais de 23 mil doses aplicadas até o momento. Conforme dados do Ministério da Saúde, Gravataí possui uma população-alvo de 103.097 pessoas para receber a vacina contra a gripe. Nesse grupo, estão incluídas gestantes, puérperas, crianças e idosos.
A SMS reforça que todas as 30 unidades de saúde aplicam a vacinação contra a gripe aos grupos prioritários.
Grupos prioritários
Confira abaixo os grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe, conforme recomendação do Ministério da Saúde:
– Crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Trabalhadores de saúde;
– Professores de todos os níveis;
– Povos indígenas;
– Populações Quilombolas;
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.