A GM oficializou, no fim da tarde desta sexta-feira (8), o já esperado recall do Chevrolet Onix Plus – lançado em 12 de setembro – por risco de incêndio. Em comunicado oficial em seu site a montadora confirmou que a causa do problema está na possibilidade de quebra do bloco do motor.
A nota fala em um “defeito na calibração do módulo de controle do motor, que pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão”.
“Esta condição”, ainda de acordo com a empresa, “pode levar à quebra do bloco do motor”, com possível “vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes”.
Tal condição gera “possibilidade de incêndio, com risco de lesões físicas graves e até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros”.
Ainda de acordo com a GM, a solução do defeito está na “atualização da calibração do módulo de controle do motor. O serviço será realizado de forma gratuita e o tempo estimado para sua execução é de até 90 minutos”.
Por fim, a companhia informa que o atendimento nas concessionárias começará em 18 de novembro.
Fazem parte do chamado unidades fabricadas entre 29 de abril e 6 de novembro de 2019, sob o intervalo alfanumérico (não sequencial) de chassis (últimos oito dígitos): LG100091 a LG139164.
Estão envolvidas 19.050 unidades. Entre agosto e outubro, três primeiros meses de emplacamentos do modelo, foram 8.775 unidades emplacadas. Na primeira semana de novembro, foram mais 1.847 exemplares.
No total, há pelo menos 10.622 veículos rodando no chamado, fora aqueles que a fabricante já produziu e não entregou aos compradores.
(Com informação do site da revista Quatro Rodas)