Comer bem é um dos grandes prazeres da vida. Mas engana-se quem pensa que é fácil cozinhar um prato saboroso e bem elaborado. A gastronomia, assim como a maneira com que as pessoas se relacionam com a comida está sempre em evolução. O que você vê à mesa é fruto de muito trabalho, força e dedicação do chef de cozinha.
Mas para ser um bom profissional da área, é preciso estar estudando constantemente e por que não viajando. Se os ingredientes e a culinária variam de cidade para cidade, imagine então de um país para o outro. A mesma receita pode ganhar um paladar totalmente diferente e carregar um outro significado dependendo de onde foi feita.
Foi pensando nisso que a gravataiense Graciela Martins, que trabalha como cozinheira, chef consultora e professora de culinária e de confeitaria para adultos e crianças, decidiu empreender uma viagem para San Sebastian no litoral norte da Espanha. Desde julho ela tem passado a maior parte do seu tempo na cozinha de um dos bons restaurantes da cidade.
– San Sebastian é objeto de desejo e destino de muitos chefs de cozinha e cozinheiros por sua cultura gastronômica. É a cidade com o metro quadrado com mais estrelas Michelin do mundo – ressalta a profissional, frisando a relevância da região, que tem uma das classificações mais importantes da gastronomia.
: Graciela aproveita o tempo livre para passear
Prazos, organização, capacidade de lidar com pressão e tudo o que é exigido no dia a dia de um cozinheiro, como acordar bem cedo e dormir muito tarde, também fazem parte da sua rotina no exterior. Apesar da correria, Graciela não deixa de aproveitar seu tempo livre para passear, conhecer tanto restaurantes e bares, quanto um pouco do dia a dia dos moradores.
– Fiz amizade com uma seguidora do Instagram que é gaúcha e que já mora há um tempo em San Sebastian. Ela disse que eu ia amar a cidade por causa da gastronomia, da cultura e da qualidade de vida. Fiquei seis meses me planejando e consegui vir para cá. Estou hospedada na casa dela nesse período. Estou muito impactada e amando tudo. Os costumes e hábitos dos espanhóis são muito diferentes dos nossos.
: Cozinheira está conhecendo aromas e temperos
Ela não esconde também que está fascinada pela gastronomia local autêntica e refinada pela influência francesa, devido a proximidade de San Sebastian com a França.
– Os pintxos, que são os petiscos típicos da região, fazem sucesso. Aqui eles prestigiam muito os ingredientes produzidos no País Basco, sobretudo os pescados locais.
Em busca constante por especialização, Graciela sabe que viajar é uma maneira de se atualizar também profissionalmente. Ela reconhece que em cada destino se alimenta de experiências e aprendizados que possibilitam compreender melhor as relações entre países, seus costumes e suas culturas.
– Viajar é sair fora da caixa e amadurecer. Meu maior sonho de verdade é ter grana para conhecer a gastronomia de cada nação do globo.
As fotos do dia a dia da cozinha sem glamour, que os programas de televisão não mostram, e os relatos dos bastidores da viagem, são publicados em sua página 'A
graça na cozinha' no Facebook e em sua conta @agracanacozinha no Instagram.
: Chef se encanta com a gastronomia local
Paixão pela culinária desde que se entende por gente
Cozinha de avó é uma recordação que permanece na memória e uma tradição de peso particular em nossas vidas, mas para Graciela essa ligação é ainda mais forte. Foi com um banquinho na pia ao lado da avó materna que se aventurou pela primeira vez no ambiente que hoje faz parte de sua rotina.
– Meus pais também me transmitiram o amor deles pela cozinha. Eu lembro que brincava de comidinha com cascas e talos e cortava com faca e tudo desde pequena com a supervisão de minha mãe – comenta, orgulhosa.
: Graciela está tendo a chance de vivenciar a cultura local
Após se tornar mãe, a moradora de Gravataí decidiu trocar uma carreira no setor burocrático para seguir nas incertezas e desafios do sonho de ser um profissional da cozinha. Por incentivo de amigos e parentes, já que tudo que fazia agradava a todos que comiam, resolveu estudar gastronomia e transformar o hobby em profissão.
Graciela se formou pela Escola de Gastronomia Senac e com mais de uma década de experiência na área tem passagem pelas cozinhas de Quintana e Veríssimo Bar; Mocotó e Esquina Mocotó; ambos em São Paulo, teve a oportunidade de aprender trabalhando ao lado de chefs como Carlos Krinstensen, do Hashi; Marcelo Schambeck, do Del Barbiere e Floriano Spiess, do Cozinha de Autor. Com participação em eventos importantes como Gastronômade Brasil, Mesa ao Vivo SP e RS e Festival Binacional de Enogastronomia, a chef vem ganhando cada vez mais notoriedade no país.
: Profissional realiza trabalho com adultos e crianças
Hoje aos 41 anos, Graciela leciona culinária e confeitaria no Instituto Mix em Gravataí e também ministra cursos, workshops e oficinas para adultos e crianças em todo o país. Seu trabalho com a gurizada vem chamando a atenção pelo fato das oficinas terem o objetivo principal de trazer as crianças para mais perto dos alimentos e de suas origens, abordando temas como sustentabilidade, cultivo em hortas e o reaproveitamento integral dos alimentos.
PARTICIPE DA COLUNA
A ideia desse espaço nas sextas-feiras é falar de tudo um pouco. Participe mandando suas sugestões e dicas de viagens. Além do site do Seguinte:, você me encontra no perfil do Instagram @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com