Gravataí alcançou sua maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, com 5,4, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. Em 2015, o município já havia registrado o melhor desempenho desde 2005, quando obteve nota 5,2. O Ideb, que é medido a cada dois anos, é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil.
– Isso mostra que o investimento em educação é a maior e a principal obra que podemos realizar, porque é um ganho de futuro, que jamais poderá ser retirada do aluno, além de prepará-lo para uma vida melhor – comemorou o prefeito Marco Alba ao receber a informação, "fruto de um investimento em educação que é o mais expressivo entre todas as áreas do governo".
Em 2017, a prefeitura investiu em educação R$ 221 milhões, o equivalente a 34% da receita corrente líquida, com projeção de R$ 237,5 milhões para 2018.
LEIA TAMBÉM
SÉRIE PREFEITOS | 10 coisas que Marco fez em Gravataí
Desde 2014, Gravataí adotou o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, para alunos de 1º ao 5º ano. Conforme a avaliação do governo, trata-se de uma solução completa de educação que reúne livros didáticos integrados, assessoria pedagógica, plataforma de aprendizagem, sistemas de avaliação e gestão.
– Todos os anos, cada aluno recebe quatro livros, que são seus, que não precisam ser devolvidos, diferentemente do que era antes – observa o prefeito, que lembra que, antes, com o Programa Nacional do Livro Didático, os estudantes tinham de devolver o material no fim do ano. E os professores, além do material pedagógico a que têm acesso, recebem formações continuadas e suportes direto nas escolas, em sala de aula, com assessores especiais da Positivo.
Conforme a diretora pedagógica da secretaria municipal de educação (Smed), Magda Ely Silva, ao adotar o Sistema Aprende Brasil em escolas do município, a prefeitura está permitindo que os alunos da rede municipal tenham uma educação de qualidade, com mais igualdade, colocando-os em condições mais favoráveis de perspectiva de futuro. Unificando o currículo das escolas que adotaram a nova proposta pedagógica, Gravataí está se alinhando aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em discussão no país.
– Com o Aprende Brasil, estabelecemos uma unicidade de currículo na rede, com melhor organização e planejamento pedagógico – explica.
Conforme nota da prefeitura, "os números obtidos por Gravataí no Ideb refletem também o conjunto de ações adotadas na área educacional, como a distribuição, desde 2014, de um kit completo de uniforme escolar para todos os 27 mil alunos da rede municipal, a colocação de gradis de concreto em escolas, implantação da patrulha escolar e a contratação de vigias escolares.
– A entrega do uniforme escolar é um gesto de carinho e de respeito com aquele que é o principal elemento do processo educacional, o aluno conclui o prefeito.
LEIA TAMBÉM