O governador Eduardo Leite anunciou um pacote de R$ 30,93 milhões para projetos culturais que beneficiarão 347 municípios gaúchos. Desse total, R$ 25,95 milhões são do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e R$ 4,98 milhões correspondem a contrapartidas municipais.
Entre os contemplados está Gravataí, que receberá R$ 200 mil do FAC para a realização do Festival de Teatro de Gravataí (FETEG) 2026, em edição multicultural. A cidade esteve representada pelo secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, pelo secretário adjunto, Giulliano Pacheco, pela diretora de Cultura, Izabel Cristina, e pelo presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Rodrigo Marquez.
O secretário Patrick Silva comemorou a conquista: “Essa conquista é fundamental para garantir a continuidade do Festival de Teatro de Gravataí e continuar pulsando cultura pela cidade, levando arte e experiências culturais de qualidade para todos.”
O secretário adjunto Giulliano Pacheco destacou o impacto econômico e cultural do evento: “Mais de 300 profissionais – entre técnicos, artistas e prestadores de serviço – foram direta ou indiretamente envolvidos, mostrando a força do trabalho coletivo e o efeito do evento na economia local.”
Referência consolidada
O sucesso da edição de 2025 do FETEG foi decisivo para a conquista do novo investimento. O festival apresentou mais de 50 horas de programação gratuita, consolidando-se como uma experiência cultural plural e acessível.
A diretora de Cultura, Izabel Cristina, reforçou o caráter multicultural da iniciativa: “A programação é voltada para o multicultural, contemplando teatro, música, dança e tantas outras vertentes culturais, garantindo cultura de qualidade para todos.”
Os recursos fazem parte do edital de coinvestimento da Sedac, lançado em abril, que previa contrapartida das prefeituras e exigia como pré-requisito a existência de um Sistema Municipal de Cultura implementado. Os valores variaram entre R$ 50 mil e R$ 200 mil, com transferências realizadas na modalidade fundo a fundo.






