SAÚDE

Gravataí inaugura hoje unidade de saúde que funciona até 22h

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, inaugura às 17h desta quarta-feira (7), a Unidade de Saúde da Família (USF) Moradas do Vale, que funcionará das 7h às 22h. É a terceira de dez unidades de saúde que estão previstas para serem entregues até o fim deste ano. Com investimento de quase R$ 2,8 milhões, custeados pela Prefeitura de Gravataí, a unidade terá capacidade para atender um território de até 16 mil pessoas.

A nova unidade, localizada na avenida Anita Garibaldi, 919, garante ampliação de atendimentos e 100% de cobertura assistencial para as Moradas, uma das regiões mais populosas de Gravataí. A estratégia de saúde da família permitirá a qualificação da assistência pelo acréscimo de mais de 1.000 horas de atendimento, a realização de visitas  domiciliares para acompanhamento da saúde dos moradores e agendamento de consultas diretamente na unidade, sem a necessidade de teleagendamento. 

No espaço, haverá oito consultórios para atendimento médico e de enfermagem e dois consultórios odontológicos, bem como salas de vacina, de curativos, de inalação e de triagem e procedimentos. A unidade ainda terá uma sala específica para grupos de educação em saúde, além de espaços administrativos. Gravataí passa a contar, assim, com mais um local com atendimentos à população, chegando a 30 unidades de saúde. Além disso, será implementada a estratégia de saúde da família (ESF) na Morada do Vale 1 no lugar da atual UBS Morada do Vale 1.

– Melhorar o atendimento na saúde está diretamente ligado à qualidade de vida e ao bem-estar que o nosso cidadão merece. Gravataí é uma cidade que atrai investimentos, gera empregos e renda e que aplica recursos para qualificar a assistência e o cuidado das pessoas, ampliando o número de consultas e serviços à disposição. Temos ainda sete novas unidades para inaugurar em 2024 – destaca o prefeito.

Já foram entregues as unidades Itatiaia e Granville. Estão com obras em andamento: Cohab B, Aristides D’ávila, Nova Conquista, Barro Vermelho, Vila Branca, Érico Veríssimo, Complexo Municipal de Saúde Dr. Issao Ymay (UBS Centro + Farmácia Municipal).


Como funcionará a nova USF


A partir da abertura, quatro equipes de saúde da família (cada uma composta por médico, enfermeiro auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde)  e uma equipe de saúde bucal (dentista e auxiliar e/ou técnico de saúde bucal) prestarão os atendimentos. Pacientes terão acesso a consultas médicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida, incluindo gestantes, crianças, adultos jovens e idosos, assim como atendimentos em saúde bucal. 

O funcionamento será das 7h às 22h, sem fechar ao meio-dia. À noite, das 18h às 22h, haverá, ainda, uma equipe de atenção primária noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar e/ou técnico de enfermagem. O agendamento para consulta médica noturna ocorrerá por meio de acolhimento de demanda espontânea dos pacientes da região, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.

Além disso, a exemplo das outras USFs do município, haverá procedimentos como curativos, aplicação de medicações, imunizações, realização de testes de gravidez, atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

5 respostas

  1. Fico feliz pela população do desse local aqui no bairro sagrada família nós também precisamos de um instrutura melhor para atendimento a os moradores do local nosso posto não tem estrutura nem profissional suficiente para atender nos horários quando precisamos si quer agendamento de consulta para pessoas idosas e necessário enfrentar fila de madrugada para conseguir um atendimento !!
    Por favor prefeito da uma olhada para nós aqui também aqui tem muito eleitores e também pagamos impostos água luz .. seremos gratos a sua atenção!!

  2. Parabéns estou muito feliz agora vamos poder ter mais agilidade nas consultas não vou ter que passar mês tentando marcar uma consulta que Deus abençoe o nosso prefeito e todos que estiveram juntos para construir juntos nosso posto de saúde

  3. Parabéns para nós moradores das moradas do vale 1,2 e 3 tomara que agora funcione obrigada por este carinho com a população das moradas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade