SEGURANÇA

Gravataí promove capacitação contra LGBTfobia para forças de segurança

Em alusão ao Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, a Prefeitura de Gravataí promoveu, na quarta-feira (20), a palestra “Enfrentamento à LGBTfobia – Qualificar para incluir, respeitar e proteger”. O evento foi realizado na Central de Polícia de Gravataí e reuniu representantes das forças de segurança do município, como policiais civis e militares.

A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos, por meio da Assessoria de Políticas Públicas LGBTQIA+, com o objetivo de ampliar o debate sobre inclusão, direitos e combate à discriminação.

A data faz referência à decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, de retirar a homossexualidade da lista de transtornos mentais, reconhecendo que orientação sexual não é doença.

Na abertura do evento, a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Thais Marcelino, destacou as ações de acolhimento desenvolvidas pelo município.

“Como secretaria, trabalhamos para também dar suporte para a população, com o atendimento psicológico para pessoas trans e outras ações que promovem o acolhimento e garantem direitos. Estamos sempre à disposição para quem precisa”, afirmou.

As palestras foram conduzidas pelo assessor de Políticas Públicas LGBTQIA+, Liniker Fraga, e pelo advogado especialista em Direito Público e Direito LGBT+, Diego Cândido. Entre os temas abordados estiveram a desmistificação da sigla LGBTQIA+, o uso do nome social, acesso à saúde e os direitos das pessoas trans.

Segundo a prefeitura, a iniciativa também busca qualificar profissionais da segurança pública para o enfrentamento à LGBTfobia e para o atendimento adequado à população LGBTQIAPN+.

De acordo com Liniker Fraga, a ação faz parte de uma série de capacitações promovidas pelo município em diferentes setores da administração pública.

“Já percorremos 30 unidades de saúde e diversas secretarias municipais com o intuito de capacitar, informar e trazer reflexão. Como efeito dessas ações, por exemplo, elevamos o número de 5 para 36 pessoas trans encaminhadas pela rede de saúde de Gravataí”, explicou.

Durante o encontro, os participantes também puderam relatar experiências e esclarecer dúvidas sobre situações enfrentadas no cotidiano profissional.

Para o advogado Diego Cândido, o debate é fundamental para ampliar a conscientização sobre o tema.

“Cabe a nós sermos agentes de transformação. Quando uma pessoa é atacada com qualquer tipo de fobia, uma comunidade inteira também é atacada. É preciso abrir os olhos e replicar informações”, destacou.

Também participaram do evento o delegado Anderson Spier, representando a 1ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana, Vinicius Naham, da Delegacia de Combate à Intolerância, e o presidente da Comissão de Igualdade Racial e Diversidade Sexual da Subseção da OAB Gravataí, Tiago Portes.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade