Com o objetivo de disponibilizar mais vagas para as crianças na Educação Infantil (EMEI), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), retomou as obras de cinco EMEIs iniciadas e paralisadas pelo governo federal. Destas, três já foram entregues e duas estão em construção, como é o caso da Emei Costa do Ipiranga, que conforme a última atualização chegou a 87% das obras concluídas, após ser retomada pela gestão municipal em março de 2022.
Localizada no bairro Costa do Ipiranga, a escola terá capacidade para atender 120 crianças entre zero e cinco anos de idade. Assim que finalizada, serão disponibilizadas turmas do berçário à pré-escola. De acordo com o setor de obras da Smed, a obra está em fase de acabamento, sendo executado o gradil e acabamentos internos, como pintura, cerâmica e forro.
Além disso, a equipe está finalizando a instalação de louças e acessórios metálicos como chuveiro e torneiras. Segundo a engenheira fiscal da obra, Gielen Corrêa, tudo está se encaminhando positivamente para a entrega da escola.
– Apesar de ser uma obra que foi paralisada por muito tempo, estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora. A escola será entregue à comunidade com uma estrutura de qualidade – ressaltou Gielen.
Desde 2021, com a entrega das escolas de educação infantil Favo de Mel, Carlinhos de Medeiros e Cohab C, a Prefeitura de Gravataí já ampliou em cerca de 1.200 o número de vagas para crianças na rede municipal. Paralelo a Emei Costa do Ipiranga, a obra da Emei Raio de Sol já está se encaminhando para a fase final e será um importante reforço para o atendimento às famílias que residem na zona rural do município.