Uma guarnição da Guarda Municipal, com apoio do Grupamento Ambiental, capturou na manhã desta segunda-feira, 13, uma cobra Jararaca-dormideira, na Rua José Loureiro da Silva, em frente à Praça do Quiosque, na área central da cidade.
Conforme a bióloga Isabela Kirsten, chefe de divisão de apoio técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), a Dormideira (gênero Dipsas) é um animal inofensivo (sem veneno) e calmo.
O comportamento defensivo consiste em ocultar a cabeça sob o corpo e ficar imóvel. É muito comum encontrá-la em hortas, lugar frequentado pelas lesmas das quais ela se alimenta. Após o resgate, o animal foi solto em seu hábitat natural, em uma área de mato.
COMO AGIR AO ENCONTRAR ANIMAL SILVESTRE
: A Sema alerta que maus-tratos a animais é considerado crime ambiental, previsto na Lei Nº 5.197/1967, que dispõe sobre a proteção da fauna, e pela Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais.
: Caso encontre algum animal silvestre, deixe-o em local seguro e acione os órgãos competentes para que seja feito o manejo correto, preservando a sua vida.
: As solicitações de resgate devem ser encaminhadas ao Grupamento Ambiental da Guarda Municipal pelo Disque 153 ou diretamente à Sema pelo telefone 3600-7634.