SERVIÇO PÚBLICO

Guilherme Santos é o primeiro servidor com deficiência aprovado no último concurso para agente administrativo a tomar posse na Prefeitura de Gravataí

Guilherme Santos é o primeiro servidor com deficiência aprovado no último concurso para agente administrativo a tomar posse na Prefeitura de Gravataí. Para o cargo de agente administrativo, o jovem de 30 anos, que possui baixa visão, veio de Rio Grande para residir e trabalhar no município.

– Para nós é uma alegria receber um jovem talento com tanto conhecimento como o Guilherme. Só temos a desejar sucesso nessa caminhada – disse o prefeito Luiz Zaffalon. 

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Guilherme cursa sua segunda graduação, agora, em Ciências Contábeis. Paralelamente, o servidor também está em fase de conclusão em uma das duas especializações que cursa, sendo uma em Gestão Pública.

– A minha expectativa é poder contribuir com a Prefeitura, trazendo inovação para o serviço público a partir das minhas experiências profissionais, além de atender a população da melhor forma possível – contou Guilherme.

Já na sua chegada à Prefeitura de Gravataí, Guilherme foi recebido pelo diretor da Smat, Diego Eberhardt  e pela secretária substituta de Governança e Comunicação Social de Gravataí, Patricia Lisboa, que também possui deficiência visual e atua no quadro como servidora há mais de uma década.

– Sempre digo que Gravataí vai ser a capital da inclusão e o Guilherme é mais um dos exemplos de pessoas com deficiência chegando aonde elas quiserem. Isso é protagonismo, será um prazer tê-lo conosco contribuindo para o serviço público de Gravataí – ressaltou Patricia.

Em uma reunião de boas-vindas, o diretor pode conhecer um pouco da trajetória do agora servidor, a fim de direcioná-lo para atuar em um setor no qual a sua experiência possa ser aproveitada.

– O cargo de agente administrativo nos permite que a pessoa possa trabalhar administrativamente com aquilo que tem aptidão, como é o caso do Guilherme que nos contou ter trabalhado com contratos e licitações e nós iremos direcioná-lo para este tipo de tarefa – destacou o diretor geral de Recursos Humanos, da Smat, Diego Eberhardt.

De acordo com o último levantamento feito pelo IBGE, já são mais de 60 mil pessoas com deficiência em Gravataí e, como lembra o prefeito, o governo está atento às necessidades específicas dessa parcela da população. Seja com adequação de espaços públicos  ou com obras como as calçadas com rotas acessíveis no quadrilátero central, Gravataí vem se destacando quando o assunto é acessibilidade e inclusão.

Em todas as obras iniciadas, aponta Zaffa, a acessibilidade já é marca registrada e nas escolas municipais, todos os alunos com deficiência visual possuem um dispositivo com inteligência artificial a fim de facilitar a aprendizagem.

– Se a busca por emprego é um dos principais pilares do governo municipal, a Prefeitura também está investindo em capacitação para este público. Por meio de uma parceria com o Ministério Público e com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 100 pessoas estão participando dos cursos de auxiliar administrativo e auxiliar de produção.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade