crise do coronavírus

Hospital de Gravataí triplica leitos para enfrentar COVID

Hospital Dom João Becker chegou aos 99 leitos nesta sexta

O Hospital Dom João Becker/Santa Casa, em parceria com a Prefeitura, liberou na manhã desta sexta-feira uma nova área com leitos clínicos remodelada. No local, no segundo andar do hospital, uma ala inteira será destinada para pacientes com coronavírus, totalizando 15 leitos.

Ao todo, o HDJB conta agora com 99 leitos para atendimento de pacientes com COVID, sendo 20 unidades de UTI. A estrutura para o combate da pandemia teve que ser triplicada em 15 dias.  

Com o avanço dos casos crescendo exponencialmente foi preciso toda uma reengenharia nas dependências do hospital.

– Otimizamos algumas áreas, transferimos pacientes não-covid para outros espaços e fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance para ampliar a capacidade de hotelaria. Até poucos dias, falávamos em 32 leitos para COVID aqui no Becker. Hoje são 99 unidades disponíveis, ou seja, três vezes mais – afirma o superintendente do HDJB, Antônio Weston.

No entanto, ele faz um alerta para a manutenção das medidas de proteção e distanciamento social e um apelo à consciência de cada gravataiense, pois o hospital atingiu o limite na possibilidade de ampliação de leitos.  

O prefeito de Gravataí reforça a importância da conscientização de todos.

– Aqui estamos esgotando a capacidade de ampliação de leitos hospitalares. Este é um grande esforço conjunto da prefeitura e da Santa Casa para darmos atendimento a nossa comunidade, mas infelizmente os recursos físicos e humanos são finitos. Por isso, é tão importante que todos façam a sua parte, usando máscara, álcool em gel e realizando o distanciamento social para contermos o contágio – alertou Luiz Zaffalon. 

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, mesmo com todo o esforço que está sendo feito, há 25 pacientes acomodados em poltronas no Hospital de Campanha e 11 recebendo atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da parada 74. Assim, 36 pessoas aguardam leito hospitalar. Além disso, há mais de dez dias a rede de saúde de Gravataí não consegue nenhum leito fora da cidade pelo sistema GERINT (regulação das internações hospitalares que é gerenciado pelo estado do Rio Grande do Sul).

Também participaram da entrega da nova estrutura o vice-prefeito, Dr. Levi; o secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca; o diretor médico do HDJB, Fernando Issa; a gerente executiva, Louise Chagas, e a coordenadora de Enfermagem, Jaqueline Fonseca, além do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Vieira.  

 

LEIA TAMBÉM

O pior dia de nossas vidas: nunca se morreu tanto em Gravataí; ’Pelo amor de Deus, não temos mais como atender às pessoas infectadas’, apela prefeito

Quatro vezes mais vidas perdidas, 5 infectados por hora e 73 na fila por leitos em Gravataí; Lockdown ou festas e compras em Hiroshima

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade