Denominada de ‘Insistiu? Forçou? desrespeitou? Assediou’, a Prefeitura de Gravataí, através das Secretarias Municipais da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), de Administração, Modernização e Transparência (Smat) e com o apoio do SESMT, realizou o lançamento da campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública no município.
O projeto que tem como objetivos principais apoiar e acolher vítimas de assédio ou qualquer tipo de importunação sexual, também busca trazer confiança para o ambiente de trabalho de homens e mulheres.
Através do e-mail pmg.assediosexual@gravatai.rs.gov.br e do Whatsapp (51) 9654 6827, as denúncias podem ser realizadas e o atendimento e acolhimento necessário serão efetuados.
– Chega de ‘passar pano’ para qualquer tipo de importunação. Não basta fazer uma denuncia, é preciso ter punição e medidas cabíveis para casos de assédio. Os casos sempre existiram, mas hoje as pessoas têm voz para realizar uma denúncia. Nós como Prefeitura, julgamos essencial investir em projetos que tragam segurança, justiça e acolhimento principalmente, para as mulheres que realmente, façam justiça – disse o prefeito Luiz Zaffalon, acompanhado da primeira-dama, Marlene Zaffalon.
A secretária da SMDH, Analu Sônego, destacou a importância do momento e enfatizou o direito de ser quem é.
– É um momento muito importante para nós e principalmente para quem trabalha na administração pública e vai se sentir mais acolhido. Nada justifica um comportamento invasivo. Todos têm o direito de ser quem são, de vestir o que lhe achar conveniente sem que isso seja uma ‘desculpa’ para um abuso – disse.
– A cada 10 minutos, uma mulher sofre estupro no Brasil. Por isso, é ainda mais necessário estimularmos e promovermos campanhas como essa – explicou a assessora jurídica da Casa Lilás, Thais Marcelino.
Thais também apresentou outros dados, citou a legislação competente aos casos, além de orientar detalhadamente o processo de denúncia que os servidores devem efetuar em caso de importunação.
Também estiveram presentes no evento, Nara Beatriz Karas, secretária adjunta da Smat, a psicóloga, as assistentes sociais e a psiquiatra da Sesmt, Ana Helena, Priscila, Imara e Thábata, além de secretários municipais e o vereador Fernando Deadpool.