A pandemia deu origem a uma onda de empatia entre a comunidade. Como prova disso, nessa terça-feira, 26, a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba recebeu 55 máscaras e roupas de bebê das artesãs da Casa da Economia Popular Solidária de Gravataí. A entrega foi feita por Suzana Froner, Iracema Silva, Rosane Sanches e Elizabeth Salvo, responsáveis pela confecção dos itens, que serão destinados à população que passa por dificuldades socioassistenciais.
A doação foi arrecadada a partir do projeto Máscaras do Bem, uma iniciativa do Gabinete da Primeira-dama em parceria com a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS). Sendo assim, no dia 13 de maio, em live, Patrícia anunciou o lançamento do Máscaras do Bem, de maneira paralela com a Campanha do Agasalho 2020.
Ao disponibilizar máscaras de pano quem não tem condições de confeccioná-las ou de comprá-las, o objetivo da ação é combater o avanço do contágio da covid-19. A atitude remete ao dever social de ajudar os menos favorecidos durante este momento difícil em que se vive, no qual muitas famílias tiveram suas rendas atingidas. Dessa forma, para que os danos sejam os menores possíveis, um dos pilares do novo projeto da Prefeitura de Gravataí é a união.
Em Gravataí, o uso de máscara é obrigatório para quem circula desde 27 de abril, de acordo com o decreto 17.888. Já no estado do Rio Grande do Sul, o uso de máscara teve sua obrigatoriedade a partir do dia 11 de maio.
Além da utilização do item, é necessário manter os cuidados de higiene, lavando a mãos com água e sabão sempre que possível ou utilizando álcool gel 70%. O distanciamento social, principalmente dos grupos de risco, também é um fator importante para a segurança dos munícipes.