BLOG DO RODRIGO BECKER

NOVA SANTA RITA | Chuvas de setembro impõe situação de emergência; outubro também será molhado

Prefeito Rodrigo Battistella reuniu secretários para discutir decreto de situação de emergência na cidade. Foto: Marcelo Possamai/PMNSR

Município registrou 600mm de chuva em 30 dias do mês passado e espera outros 230mm para outubro

O prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, assinou na semana passada o decreto de situação de emergência na cidade. A razão não poderia ser outra: o enorme e histórico volume de chuvas que atingiu a região no mês de setembro. De acordo com os registros da prefeitura, foram mais de 600mm de precipitação no mês passado – o triplo esperado para um mês de setembro habitual.

É muita água.

O decreto foi discutido entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Segurança – através da Defesa Civil – e Emater. Os laudos produzidos pelas equipes de governo embasam a decisão do prefeito, conforme portaria 260/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

LEIA TAMBÉM

Carne de Chernobyl vira tema de HQ – Lançamento é nesta terça na Feira do Livro de Canoas

CANOAS | O ‘plano JJ’ para o HU: terrenos, a ‘rapa do tacho’ que tinha no cofre e o Teto MAC; a consequência do Assistir é agora

“Dados da nossa estação meteorológica do Parque de Eventos Olmiro Brandão, foram cerca de 600 milímetros de chuva durante o mês de setembro. É muita água e, grande parte, em poucos dias, causando alagamentos e estragos em todos os cantos da cidade”, disse Battistella. No interior do município, por exemplo, diversas plantações foram afetadas. “As perdas foram enormes. Muitas pessoas perderam hortaliças, por exemplo, que tinham nas lavouras. A precipitação foi tão forte que danificou e levou embora o que havia sido plantado”.

Vale avisar: outubro não será de tempo seco. Embora as previsões não apontem volumes tão intensos como os de setembro, as chuvas devem encerrar o mês também acima da média histórica do período. “A previsão é de mais 230 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Nosso solo já está já saturado, com lençóis freáticos cheios desde as últimas ocorrências. Precisamos de apoio em nossa cidade”, pediu o prefeito.

Battistella pontua sobre o Rio Caju e seus afluentes, que também foram afetados. “Houve severos danos em residências no seu entorno, inclusive em prédios municipais. Removemos famílias, auxiliamos moradores e estivemos presentes com nossa Defesa Civil, no entanto, agora, precisamos de medidas efetivas para evitar que novos problemas ou situações mais graves ocorram”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Santa Rita.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade