Mais de 15.000 moradores dos bairros São Vicente, Vila Aliança, Vila União e Barnabé tem à disposição a mais moderna unidade de saúde da família de Gravataí a partir desta quinta-feira.
A USF São Vicente é agora a referência para atendimento da população que era atendida na UBS São Geraldo, desde que a antiga UBS Vila Aliança teve suas atividades encerradas devido a precariedade de sua estrutura física.
É a primeira Unidade de Saúde da Família em Gravataí habilitada no Programa Saúde na Hora, com atendimento ininterrupto das 7 às 19h, de segundas às sextas-feiras. A iniciativa permite o acesso de mais pessoas a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento, priorizando assim, o acesso do usuário por demanda espontânea, realizada pela equipe de saúde.
ontemplando as normas de acessibilidade, ambiência, climatização e informatização, as instalações da nova USF tem 536,53 metros quadrados, ampla recepção e sala de espera, 8 consultórios médicos/enfermagem, dois consultórios odontológicos, salas de vacinas, inalação, procedimentos, observação, curativos, limpeza, reuniões e para agentes comunitários de saúde, além de banheiros adaptados, fraldário, copa, almoxarifado e vestiários.
A USF tem 4 equipes de Saúde da Família, formadas por 4 médicos da ESF, 5 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 4 agentes comunitários de saúde, 2 recepcionistas e 2 auxiliares de higienização, além de uma equipe de Saúde Bucal, com odontólogo da ESF e auxiliar de Saúde Bucal.
O QUE A USF OFERECE
Acolhimento com classificação de risco realizada pela equipe Multiprofissional; Consultas Médicas e de Enfermagem para todos os ciclos vitais, desde o acompanhamento Pré-Natal, infância, adultos e idosos; Atendimentos Odontológicos; Procedimentos de Enfermagem: Verificação de Sinais Vitais, Administração de medicamentos, Imunizações, Curativos, Inalações e Teste do Pezinho. Realização de Exames: Preventivo de Câncer Uterino, Testes Rápidos de gravidez e doenças Infecciosas (Sífilis, HIV, Hepatites B e C).
: Prefeito Marco Alba e secretário da Saúde Jean Torman em visita às obras