20 anos depois

O complexo da GM contado em números

Até julho do ano passado, quando completou 16 anos de atividades, a GM produziu em Gravataí mais de 3 milhões de carros

A fábrica da General Motors em Gravataí vai completar 17 anos de atividades em 20 de julho próximo. Desde a sua inauguração e até 20 de julho passado – 16 anos –  produziu 3.116.601 veículos. Números oficiais. Ou seja, 194.787 carros por ano, em média. O que equivale a 16.232 veículos que deixam a linha de produção todo mês. Mais ainda: 541 carros por dia, cerca de 22,5 por hora ou um carro saindo da linha de montagem a cada três minutos.

São números significativos que fizeram, por exemplo, a economia de Gravataí saltar de parcos R$ 37 milhões (orçamento para 1997, ano em que foi anunciada a decisão de instalar a fábrica no município) para R$ 708 milhões no ano passado. Só a GM responde por responde por mais de 50% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado na aldeia.

Numa área de 363 hectares onde está o complexo, entre a Free Way e a RS-030 foram gerados cerca de R$ 100 milhões de ICMS pela GM e suas 18 sistemistas – as empresas que fabricam componentes para os veículos da montadora e que se encontram no pátio do complexo – somente no ano passado. Isso equivale a 15% da receita da Prefeitura, no ano.

 

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Modelo mundial

 

Mesmo sem divulgar oficialmente os números por uma questão de estratégia de mercado, a General Motors e as sistemistas geram cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. Entre 4,5 e 5 mil pessoas teriam vínculo empregatício para trabalhar diretamente no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, o CIAG, como é chamado o condomínio produtivo.

Inaugurado em 2000, a General Motors trouxe para Gravataí o conceito inovador de condomínio industrial, reunindo em uma mesma área os principais fornecedores próximos à linha de montagem – os sistemistas. O CIAG serve desde então de modelo para diversas companhias espalhadas pelo mundo todo.

 

Mais vendido

 

Atualmente a unidade é responsável pela fabricação dos modelos Onix, carro mais vendido no país em 2015 e 2016, e do Prisma, líder nacional em sua categoria. Lançado no final de 2012, o Onix revolucionou o mercado por oferecer equipamentos inéditos na categoria, como a central multimídia MyLink, e a transmissão automática de seis marchas.

Desde então vem atingindo as principais posições no ranking de vendas no país. Foi o oitavo mais vendido em 2013 e passou para a quarta posição em 2014, até conquistar a liderança do ranking em 2015, com 125,9 mil unidades emplacadas. No ano passado, o Onix garantiu novamente a liderança com 153.372 unidades comercializadas.

 

: Linha de montagem da fábrica General Motors em Gravataí põe nas ruas cerca de um carro a cada três minutos

 

Gestão ambiental

Com foco na sustentabilidade, a fábrica de Gravataí segue padrões de qualidade em conformidade com a legislação ambiental. Além de manter uma área de preservação de 50,3 hectares junto ao complexo, é a primeira da companhia, no Brasil, a reciclar 100% dos resíduos industriais gerados a partir do processo produtivo, por meio da implementação do Programa Zero Aterro (LandfillFree).

Em 2015 a fábrica gaúcha conquistou a Certificação Energy Star, uma das mais importantes certificações internacionais ligadas ao meio ambiente. O Energy Star é concedido às unidades que reduzem seu consumo de energia elétrica em, no mínimo, 10%, em um prazo de até cinco anos. No caso da GM de Gravataí, a redução foi ainda maior, atingindo 17% e gerando economia de US$ 103 mil anuais em eletricidade.

O Onix produzido em Gravataí é exportado para Argentina, Uruguai, Paraguai, Colombia e Chile. Em breve, será exportado para o Peru. Além deste modelo, o CIAG produz – trabalhando em dois turnos – o Prisma, mesmo nome do modelo que era montado à época do Celta e que foi repaginado para conviver em harmonia com a linha de montagem do Onix.

 

Linha de montagem

 

Já foram produzidos:

Celta (de 2000 a 2012) – 1.799.579

Prisma OG (irmão do Celta) – 331.974

Prisma Novo (irmão do Onix) – 342.673

Onix (desde outubro de 2012) – 656.615

 

Linha do tempo

 

17/03/1997 – Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM

20/07/2000 – Inauguração do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG)

02/09/2000 – Lançamento do Chevrolet Celta

20/05/2005 – Produção do Celta 500.000

01/10/2006 – Lançamento do Chevrolet Prisma (1ª ampliação da planta)

20/05/2008 – Produção do carro “um milhão

09/06/2010 – Início das obras do Projeto Onix (2ª ampliação da planta)

27/08/2010 – Produção de 1,5 milhão de veículos

30/10/2012 – Lançamento do Chevrolet Onix Hatchback

13/12/2012 – Produção do veículo “dois milhões

26/02/2013 – Lançamento do novo Chevrolet Prisma

24/05/2013 – Produção dos 2,1 milhões de veículos

16/07/2013 – Lançamento das versões 2014 dos Chevrolet Onix e Prisma e introdução da transmissão automática nos dois modelos equipados com motor 1.4

25/07/2014 – Produção de 2,5 milhões de veículos

20/07/2016 – Aniversário de 16 anos da fábrica de Gravataí

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