Notícia não engravida.
O Parto da Notícia traz as fofocas dos bastidores da política, para você anotar e depois nos cobrar.
O vereador Bombeiro Batista é a primeira dissidência da oposição em Gravataí. Ele comunicou às testemunhas que foram à reunião do PSD na noite de ontem que já negocia a entrada no governo Marco Alba (PMDB).
O vereador eleito para o primeiro mandato apoiou Dr. Levi (PSD) para prefeito na ‘eleição que não terminou’ em 2 de outubro, e Anabel Lorenzi (PSB) no ‘veraneio das urnas’ de 12 de março.
Os outros dois vereadores do partido, Dilamar Soares e Dimas Costa, permanecem na oposição.
LEIA TAMBÉM
Uma escada magirus da oposição para o governo
Até o 15º elemento
Com a adesão de Bombeiro, que tem seu reduto eleitoral na Neópolis, o prefeito reeleito passa a ter uma base parlamentar com 13 vereadores entre 21.
E no sportingbet da política, as apostas são altas de que mais um vereador também negocia com o governo, e outros estão recebendo recados.
Ao que parece, Marco, além de desfalcar a oposição, busca chegar ao 15º elemento, que garantiria a tranqüilidade inclusive em votações de quórum qualificado, além de impedir qualquer movimento de instalação de CPIs.
Quem conhece o jogo político também sabe que ter uma base maior evita que um prefeito fique refém de uma maioria simples, que pode negociar cada voto.
Sem falar nas crises com os partidos que, seja o governo que for, sempre começam no minuto seguinte aos anúncios de secretariados.
LEIA TAMBÉM
Beijou o distintivo e vai acertar com o rival
Marco, que será diplomado sexta, às 10h, e toma posse às 11h, na Câmara, anuncia os nomes do novo governo nesta quinta, 14.
LEIA TAMBÉM
A difícil equação do secretariado de Marco Alba
A entrevista que Marco Alba não deu