Era uma sexta-feira. Eu estava organizando minhas coisas para mudar de casa já no sábado, mas antes de guardar o computador eu dei uma olhada rápida nos e-mails. Não teve nada de interessante, mas a coisa começou a ficar boa quando olhei no Spam.
Em um dos e-mails eu ganhei CENTO E CINQUENTA REAIS em um cupom para gastar na Uber.
Nem pensei que fosse se tratar de um tipo de golpe, afinal se está na internet é porque é verdade.
Já na casa nova, eu pensei em usar o dito cupom para poder sair e beber alguma coisinha, já pensando que a mamãe Uber estava celebrando comigo meu aniversário de 26 anos em fevereiro, já que não ganhei nada dela.
Daí resolvi abrir o e-mail para pegar o código e…
BAILEMOS!
Era um golpe de phishing.
AGORA, FALANDO SÉRIO
Mensagens como essas estão se propagando de maneira absurda por e-mails e redes sociais. É simplesmente uma maneira de arrancar dados pessoais e dinheiro de pessoas que caem nesses golpes.
O phishing quer dizer pescaria, em inglês, e consiste no envio de um e-mail se passando por um banco ou outra empresa, geralmente pedindo confirmação de dados.
A partir daí os criminosos obtêm vantagens para limpar a conta bancária da vítima ou usar seus dados para fins diversos. Normalmente as mensagens vêm com logomarcas antigas ou distorcidas, além da falta de cuidado com a língua portuguesa.
A dica é não acreditar que seu banco vá enviar e-mail para você. Quando isso ocorre, não existem links para páginas externas, na mensagem. Operadoras de telefonia enviam apenas mensagens publicitárias ou a fatura, caso você tenha optado por esse tipo de envio.
É sempre bom confirmar seus dados e ter um antivírus instalado no computador, pois arquivos PDF baixados destes e-mails podem estar infectados com pragas virtuais.
E, o principal: não acredite em ofertas mirabolantes como ganhar R$ 150,00 para andar de Uber, porque o máximo de desconto que a empresa dá, normalmente, é R$ 20,00!
Até a próxima.