A garantia de uma escola estadual no Breno Garcia é um golaço do ex-prefeito Marco Alba (MDB), mesmo tenha o joelho ferido, como Luis Suárez, pela III Guerra Política de Gravataí: Luiz Zaffalon x Alba, pós Abílio x Oliveira e Bordignon x Stasinski – por obvio, Zaffa só não está na foto devido ao rompimento; leia em Declarada III Guerra Política de Gravataí: Zaffa vai sair do MDB para enfrentar Marco Alba; Bem-vindo à política, prefeito! e Bomba em Gravataí! Nota do MDB é um aceite da guerra entre Zaffa e Marco Alba.
Fato é que, ao lado da deputada estadual Patrícia Alba (MDB), o ex-prefeito recebeu do governador em exercício Gabriel Souza (MDB) e da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, a garantia da nova escola naquele que é o maior loteamento popular do Sul do Brasil, financiado pelo Minha Casa Minha Vida da presidente vítima do golpeachment Dilma Rousseff, e onde a única escola municipal para atender mais de 2 mil famílias leva o nome de sua mãe, a dona Suely Silveira Soares.
A construção da escola faz parte de uma série de responsabilidades do governo do Estado, que foram firmadas em termo de compromisso assinado em 2014, pelo então prefeito Marco Alba, durante a implementação do Breno Garcia.
Gabriel Souza determinou que o projeto seja incluído no orçamento do Estado para ser executado através do Programa Avançar RS. A secretária assumiu o compromisso pessoal e garantiu que dará seguimento aos trâmites necessários junto à pasta.
A reunião também foi acompanhada pelo subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jeronimo Rodrigues Araújo, e pela coordenadora da 28ª CRE de Gravataí, Marilza Pacheco Ramos.
Ao fim, Soares no sobrenome como o Suárez do Grêmio, mesmo machucado, o colorado Marco Alba se mexe em campo e faz seus gols políticos. É candidatíssimo a prefeito em 2024. Fosse hoje a eleição, enfrentaria Zaffa, de quem foi o ‘Grande Eleitor’ em 2020, e uma chapa Daniel Bordignon (PT)-Dimas Costa (PSD) ou vice-versa.
Reputo Zaffa, jogadas políticas e ideologias à parte, deveria se associar a Marco na pressão pela nova escola; contestem-me, mas entendo mais importante do que cobrar do governo estadual investir em escola cívico-militar; tratei dessa polêmica hoje em Zaffa quer manter em Gravataí escola cívico-militar extinta por Lula; Secretária da Educação defende a ‘escola sem brinco e cabelo verde’; Eu, civil de nascença, reputo ‘mina ideológica’.