No encerramento das atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ações de cuidado com a saúde da mulher neste sábado, 29. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Conquista, estarão disponíveis testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), coleta de exames citopatológicos (CP) e solicitação de mamografias.
– O outubro é um mês muito importante e representativo no cuidado das mulheres – destacou o coordenador da unidade, enfermeiro Arthur Teixeira.
Segundo ele, que é especialista em Saúde Pública e em Saúde Mental, é nesta hora que devemos discutir e reforçar a importância dos exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero. Além disso, é necessário “reforçarmos o cuidado de quem cuida de todo mundo”.
Durante todo o mês, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá ações em alusão ao Outubro Rosa, mês em que são intensificadas as atividades de prevenção e de diagnóstico do câncer de mama. O objetivo da campanha, realizada anualmente desde os anos 1990, é compartilhar informações e promover orientações sobre a doença para que mais mulheres tenham acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, a mais qualidade de vida.
Diversas unidades contarão com eventos alusivos ao tema. A primeira-dama Marlene Zaffalon, que participa das ações nas unidades, destacou todo o empenho do governo municipal em realizar ações conjuntas com as secretarias para que mulheres tenham acesso a todas as atividades, oportunizando mais qualidade de vida à comunidade feminina.
– O diagnóstico em fases iniciais da doença aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e tem maior potencial de cura – lembra.