Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí, a partir da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), com a Cooperativa de Trabalhadores da Reciclagem de Gravataí (Cootracar) estão sendo gerados empregos para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, atendidas nos serviços.
– Um dos maiores programas sociais que existem é o de geração de emprego e renda, pois garante a verdadeira dignidade – voltou a afirmar o prefeito Luiz Zaffalon.
Com 80 vagas, a parceria chega para viabilizar e oportunizar uma mudança de vida aos que desejam sair das ruas. Para o usuário do Centro Pop, espaço mantido pela prefeitura e que fornece alimentação e suporte diário para pessoas em situação de rua, Diego Rodrigues a oportunidade chegou em boa hora.
– Eu estava desempregado há bastante tempo, sem essa chance eu não estaria trabalhando – disse um dos seis usuários já integrante da cooperativa.
Além dos ganhos na área social, a iniciativa traz benefícios ao Meio Ambiente, uma vez que quanto mais catadores, mais lixo é reciclado e destinado de forma correta. O secretário da SMFCAS, Diego Moraes, lembrou que a parceria traz um ganho significativo para todos, uma vez que essa é a chance que muitas pessoas têm de mudar de vida.