As obras da duplicação das pontes do Parque, no encontro das avenidas Centenário e Ely Corrêa (antiga RS-030) “vão muito bem, obrigado!”, apesar das chuvas dos últimos dias que obrigou os funcionários da empreiteira carioca Ecovilla Construções a reduzirem o ritmo de trabalho.
Quem deu a boa notícia foi o engenheiro Guilherme Ósio Jerônimo, assessor técnico do gabinete do prefeito Marco Alba (MDB). O mau tempo atingiu as obras na segunda ponte – do lado do Parque dos Anjos – já que necessitavam ser feitas fundações, trabalho impedido pela cheia do arroio Passo dos Ferreiros.
— Mas não é nada que prejudique o cronograma — garantiu Ósio.
De acordo com o engenheiro, quem passa todos os dias pelas pontes do Parque é testemunha da evolução das obras de duplicação, principalmente dos muros de contenção, os gabiões – e da estrutura da primeira ponte, que fica no lado da ródula do Aldeião, ou com a avenida Adolfo Inácio Barcelos.
O engenheiro reforçou que a Prefeitura, e a empresa Ecovilla, seguem trabalhando com a previsão de entrega das obras à comunidade no mês de setembro que vem, embora o prazo contratual estipule que a duplicação tenha que ficar pronta até o final de outubro próximo.
O próprio prefeito Alba disse hoje que o bom ritmo dos serviços, apesar do mau tempo, deixa a administração municipal satisfeita e sustentando a expectativa de que a inauguração aconteça no mês de outubro.
— Está tudo andando bem e mesmo que fique pronta (a duplicação) em setembro, vai ser possível inaugurar em outubro que é o aniversário do município — disse o prefeito, referindo-se à data da emancipação política de Gravataí, em 23 de outubro de 1880.
IMPORTANTE
1
O setor técnico da Prefeitura e da Ecovilla Construções estão avaliando a necessidade, ou não, de interromper novamente o trânsito sobre as pontes do parque para o içamento e colocação das vigas sobre as estruturas que ficam nas cabeceiras dos dois arroios que separam a área central de Gravataí da região do Parque dos Anjos.
2
A passagem de veículos foi suspensa na semana retrasada durante três madrugadas – entre as 23h e 4h – para que a empreiteira fizesse a abertura das valas e a colocação de tubos para canalização das águas pluviais.
LEIA TAMBÉM:
Obra das Pontes do Parque estão em dia, diz prefeito em live
Em texto e vídeo, como anda duplicação das pontes do Parque dos Anjos
Sem parar
Outra obra que está sendo executada em ritmo acelerado é do trevo da RS-030 com a estrada Arthur José Soares, acesso aos loteamentos Xará e, agora, também ao maior empreendimento habitacional popular do Sul do Brasil, o Breno Jardim Garcia. Os trabalhos que estavam paralisados desde o final de 2018 foram retomados na semana passada.
De acordo com o engenheiro Guilherme Ósio, a empresa RGS Engenharia assumiu o compromisso de não parar mais enquanto serviço não estiver concluído. A retomada das obras foi possível porque o prefeito Alba assumiu o compromisso de a Prefeitura repassar à empreiteira a quantia que falta, de R$ 1,5 milhão, que deveria ter sido paga pelo governo do estado.
LEIA TAMBÉM:
Prefeito confirma o Seguinte: e diz que vai adiantar dinheiro para acabar obra na 103
Para assistir à entrevista com o engenheiro Guilherme Ósio clique na imagem abaixo.