Sabe o entroncamento da RS-030, na altura da parada 103, com a estrada Artur José Soares, aquela do acesso ao maior loteamento popular do Sul do Brasil, o Breno Jardim Garcia? Pois é…
Em 2 de julho passado, há mais de nove meses, portanto, foi assinada a ordem de serviço em uma solenidade com pompas e circunstâncias, pelo prefeito Marco Alba (MDB), para que a empresa RGS Engenharia, de Porto Alegre, construísse no local o que seria uma rotatória.
Ou uma “ovatória”, como definiu então o secretário de Mobilidade Urbana, Alison Silva, considerando o formato oval que passaria a ter – ou passará a ter – o entroncamento, cujo objetivo é dar maior segurança aos mais de três mil motoristas que passam diariamente por aquele ponto.
A obra está parada.
Coisa quase normal em se tratando de obra pública que depende de recursos do Estado ou da União, ambos em situação falimentar.
Alguns falam que os serviços pararam há cerca de 45 dias. Outros dizem que há mais de dois meses não é feito nada no local.
Particularmente – não consegui apurar quando, exatamente, parou –, penso que faz mais tempo que a terra deixou de ser mexida e que a RGS Engenharia literalmente levantou acampamento.
Nova fase
Mas, passarinho verde – com trânsito livre nos acarpetados gabinetes em prédio que tem cerca de 20 andares e fica na avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre – contou ao colunista neste fim de semana, na Zona Sul de Porto Alegre e durante contemplação das belas paisagens no bairro Guarujá, que nova fase vem aí.
Ou seja: a obra vai ser retomada, nos próximos dias.
Depende apenas do anúncio oficial a ser feito pelo prefeito Alba.
E agora vem o mais importante: méritos, sim, para a administração municipal.
É que em uma reunião realizada na semana passada, na quinta-feira, representantes da Prefeitura de Gravataí subiram na mesa (força de expressão, tá?) exigindo a liberação de recursos para que o trabalho tivesse continuidade.
Como o estado, do governador Eduardo Leite (PSDB), não tem dinheiro sequer para comprar fósforos, e a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) negou a retomada dos trabalhos alegando justamente a falta de recursos, o prefeito Marco Alba propôs a alternativa que vai viabilizar o trevo.
Qual a saída?
A administração municipal de Gravataí vai adiantar o que falta – cerca de R$ 1,5 milhão dos pouco mais de R$ 2 milhões orçados – para que a RGS Engenharia recoloque máquinas e homens na pista para dar forma à “ovatória” que começa bem antes da antiga sinaleira que regulava (já foi retirada!) o trânsito no acesso à estrada Artur José Soares e termina bem depois daquele ponto.
Na reunião da semana passada, pelo que fiquei sabendo do passarinho verde, o Daer, por consequência o governo do Estado, se comprometeu em ressarcir os cofres municipais pelo dinheiro “emprestado” com a finalidade de concluir o que está iniciado, porém inacabado.
Só não deu prazo para devolver o dinheiro ao governo da aldeia dos anjos.
Nesta semana
Boa notícia, sem dúvida, considerando a importância da obra para a segurança de pedestres e condutores de veículos leves e pesados – inclusive transporte de passageiros – que tende a se intensificar ainda mais, na medida em que as casinhas do Loteamento Breno Jardim Garcia forem ocupadas pelos novos moradores.
Resta aguardar o comunicado público do prefeito Alba, o que, também fiquei sabendo, pode acontecer ainda nesta semana.
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