A Prefeitura de Gravataí iniciou na terça-feira (30) um mutirão de zeladoria urbana no loteamento Princesa, na parada 101. A força-tarefa reúne uma série de serviços de manutenção e limpeza com o objetivo de qualificar os espaços públicos, melhorar a infraestrutura do bairro e oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), as equipes executam patrolamento de vias, limpeza de ruas, poda de árvores, roçada de áreas públicas, pintura de meios-fios, hidrojateamento e limpeza de bocas de lobo.
Além dos serviços de manutenção, o bairro também receberá a substituição das atuais lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, tecnologia considerada mais eficiente, econômica e com maior capacidade de iluminação.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Eduardo Muller, a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da comunidade e contribuir para a valorização dos espaços coletivos.
“As ações de zeladoria geram pertencimento, valorizam os espaços coletivos e levam os serviços públicos para mais perto de quem realmente precisa”, afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, destacou que as intervenções também refletem na segurança de quem circula pelo bairro.
“Vias limpas garantem mais visibilidade para motoristas, ciclistas e pedestres, contribuindo para evitar situações de risco e acidentes”, disse.
De acordo com a Prefeitura, os mutirões de zeladoria vêm sendo realizados em diferentes regiões de Gravataí e complementam o cronograma permanente de manutenção urbana desenvolvido pelo município. A iniciativa reúne diferentes frentes de trabalho para atender demandas de infraestrutura, limpeza e conservação dos bairros.






