RAFAEL MARTINELLI

Ranking dos Prefeitos: Zaffa entre os melhores, Cristian entre os piores da região metropolitana

Zaffa e a primeira-dama Marlene, na igreja matriz

O Seguinte: teve acesso a dados da 1ª Edição do Ranking dos Prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A pesquisa do Instituto Methodus apresenta Luiz Zaffalon (sem partido), de Gravataí, como um dos seis prefeitos melhor avaliados entre 14 municípios.

Cristian Wasem (MDB), de Cachoeirinha, está entre os oito piores.

A média de Zaffa será divulgada na quinta-feira, junto às cidades de Canela, Eldorado do Sul, Campo Bom, Parobé e Sapucaia do Sul.

A média de Cristian é 5,3, mal avaliado como os prefeitos de Capão da Canoa, Porto Alegre, Guaíba, São Leopoldo, Osório, Novo Hamburgo e Viamão.

Reproduzo os dados e, abaixo, sigo.

A análise da pesquisa é feita por José Carlos Sauer, filósofo, pesquisador em comportamento político e diretor no Instituto Methodus, criado há 23 anos.

“Os prefeitos eleitos em 2020, enfrentaram durante suas campanhas eleitorais, os desafios impostos pela pandemia da covid-19. Passados dois anos, as necessidades e carências dos cidadãos nas cidades brasileiras não foram completamente sanadas por seus administradores, e os sentimentos de frustação, raiva, medo e desconfiança permanecem existindo, após uma transformação brutal em nossa forma de vida”, analisa.

“Soma-se a isso o baixíssimo comparecimento dos eleitores nas eleições de 2020, quando pudemos observamos o ápice do Desalento Eleitoral e consequentemente o recorde de prefeitos eleitos com a menor votação nominal dos últimos dezesseis anos”, avalia.

“A permanente insegurança do cidadão é hoje a causa da frustação com o seu prefeito, pois as soluções para problemas como a educação, que permanece com o déficit gerado pela pandemia, seguem pendentes. Além disso, podemos acrescentar a falta de ação em temas urgentes como desemprego, saúde, segurança e saneamento básico, que são em grande parte responsabilidades do prefeito. A decepção do eleitor se manifesta em forma de crítica, pois para a grande maioria o suposto sucesso dessas administrações não condiz com a realidade em que vivem”, acrescenta.

“Ao realizar e divulgar exclusivamente o ranking dos prefeitos da região metropolitana, o Instituto Methodus realiza sua função institucional, oferecendo ao eleitor o espaço para que sua opinião venha para o centro do debate político. Nossa iniciativa revela, parcialmente, a apatia dos eleitores para com os prefeitos que receberam notas inferiores à média geral (5.7) identificada neste estudo”, explica.

“A próxima eleição municipal de 2024 será impactada principalmente por dois fenômenos: O primeiro é o retorno as urnas dos eleitores que estiveram ausentes em 2020; o segundo é o forte sentimento de frustração presente nas cidades que investigamos e que deverá animar o eleitor a promover a substituição de uma parcela significativa dos atuais prefeitos”, projeta.


LEIA TAMBÉM

Pesquisa: 9 a cada 10 gravataienses aprovam governo Zaffa em Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade