abastecimento

Rio seco: Guarda Municipal orienta comerciante de Gravataí que estava fazendo o uso indevido de água para lavagem de veículos

Na manhã desta segunda-feira agentes da Guarda Municipal (GM), da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), evidenciaram, em uma revenda de veículos, localizada no Parque dos Anjos, o descumprimento do Decreto Nº 19.436/2021, que visa estabelecer restrições ao uso de água enquanto o Rio Gravataí estiver em situação de emergência (Decreto 19.431/2021).

No local, o proprietário da revenda estava limpando veículos com o uso de água contínua, o que descumpre as normas do decreto hídrico que busca regular tanto o uso comercial, industrial ou agrícola quanto o privado, em volumes incompatíveis com as necessidades básicas essenciais de sobrevivência e bem-estar humano ou animal.

De acordo com os guardas municipais o proprietário alegou desconhecer o decreto e, após assinar um Boletim Administrativo (B.A 020/2022), se comprometeu a não utilizar água para a lavagem de seus veículos. Em caso de reincidência, o munícipe será notificado e multado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA), antiga Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Buscando amenizar os impactos causados pelo baixo nível de água nos postos de captação do Rio Gravataí, que já chega à marca de 12 centímetros, desde a última quarta-feira, 29, foi decretada situação de emergência no município. Junto a esta medida, também, ficou instituído um Grupo de Trabalho com a função de atuar nas ações de resposta e reabilitação do cenário de normalidade.

Além disso, a SEMA está fiscalizando os pontos de captação direta para agricultura e indústria, a fim de impedir qualquer tipo de irregularidade.

 

LEIA TAMBÉM

Rio seco: Gravataí decreta situação de emergência

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

É MAGA na veia, baby

Não é de surpreender que Trump tenha lançado uma monumental e sedutora, embora arriscadíssima, operação psicológica para mudar à força a narrativa. Compartilhamos o artigo do jornalista Pepe Escobar, traduzido

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade