Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Gravataí na proteção do meio ambiente é o cuidado com a fauna e a flora. Deste modo, o trabalho permanente realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) é fundamental. Exemplo recente é o recebimento, cuidado e destinação de 40 aves silvestres, a maioria dentre elas de espécies nativas.
Os pássaros foram apreendidos pela Polícia Civil neste mês e após avaliação da Sema, destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do IBAMA responsável pelo tratamento e reabilitação de animais silvestres no Estado.
– O tráfico de animais silvestres é o terceiro mais recorrente no mundo, o que torna essas ações extremamente importantes para a manutenção e preservação da nossa fauna silvestre – declara Isabela Kirsten, Bióloga da Sema.
Combata este crime
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Gravataí reforça que este tipo de situação se enquadra como maus-tratos a animais, portanto, crime ambiental previsto na Lei Nº 5.197/1967 – que dispõe sobre a proteção da fauna; e pela Lei nº 9.605/1998 – que trata dos crimes ambientais.
É dever de todo o cidadão, ao encontrar algum animal silvestre, deixá-lo em local seguro e acionar os órgãos ambientais competentes para que seja feito o manejo correto. As solicitações de resgate devem ser encaminhadas ao Grupamento Ambiental da Guarda Municipal pelo Disque 153 ou diretamente à Sema pelo telefone 3600-7634.